Página inicial > Notícias > Ifes promove formatura de alunos do Pronatec

Ifes promove formatura de alunos do Pronatec

Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2013, 14h37 | Última atualização em Segunda, 07 de Janeiro de 2013, 14h37

O curso de Assistente de Produção preparou os profissionais para auxiliar a administração e produção dos processos industriais, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

O Instituto Federal do Espiríto Santo – Ifes promoveu a formatura de 26 alunos do curso de Assistente de Produção do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. A formatura foi realizada no sábado (29), na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – Sintraconst, em Vitória.

O Pronatec é um programa do Governo Federal que visa ampliar o acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação. Estiveram presentes entre os convidados na solenidade o patrono da turma, o Secretário Estadual de Ciências e Tecnologia, Jadir Pella e o presidente do sindicato, Paulo Peres.

O objetivo do curso, oferecido pelo Pronatec por meio de parceira entre o Ifes e o Sintraconst, é preparar profissionais para auxiliar a administração e produção dos processos industriais, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. As aulas foram ministradas no Sintraconst.

E a oportunidade dada pelo Pronatec já gerou resultados positivos na vida de alguns dos formandos. O aluno Evertson Ricardo já sofreu preconceitos por ser da Baixada Fluminense, negro e órfão de pai e mãe. Ele trabalhava aqui no Espírito Santo na indústria têxtil e hoje, graças ao curso, atua praticamente como gerente. Além de se formar no curso de Assistente de Produção, ele também conseguiu ser aprovado no processo seletivo para o curso Técnico em Logística do Ifes.