Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Professor do campus Linhares tem artigo publicado em revista internacional
Início do conteúdo da página

Professor do campus Linhares tem artigo publicado em revista internacional

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2013, 07h04 | Última atualização em Segunda, 21 de Janeiro de 2013, 07h27

O artigo foi publicado na Physical Review D, revista científica de Física relacionada a partículas, campos, gravitação e cosmologia. 

O professor Fernando Leal, do campus Linhares, teve artigo publicado na Physical Review D, revista científica de Física relacionada a partículas, campos, gravitação e cosmologia. 

No trabalho, intitulado "Investigation of the KF-type Lorentz-symmetry breaking gauge models with vortexlike configurations”, o professor e seus colaboradores verificaram o comportamento, do ponto de vista teórico, da formação de vórtices em cenários dominados pela quebra espontânea da simetria de Lorentz. O artigo é fruto de um trabalho de coorientação de tese de doutoramento junto à Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

De acordo com o professor, vórtices são possíveis configurações magnéticas e a quebra espontânea da simetria de Lorentz significa estabelecer direções privilegiadas no espaço-tempo – este último ponto ainda necessita de respaldo experimental e é uma extensão das ideias que Albert Einstein usou para formular a relatividade restrita.

Fernando explica que a motivação dos grupos de físicos teóricos a estudarem as implicações de um espaço-tempo com essas características é, sem dúvida, a curiosidade de se compreender melhor os mecanismos que regem o comportamento do Universo. “Mas tal curiosidade seria infundada se não fosse uma possibilidade plausível. O que sustenta este cenário são as teorias físicas mais fundamentais (avançadas), a Teoria de Cordas e a Gravitação Quântica de Laços. Estas teorias hoje funcionam como uma espécie de guia para os físicos teóricos”, comenta o professor.

Confira o artigo

registrado em:
Assunto(s): Revista , científica , Artigo , professor
Fim do conteúdo da página