Página inicial > Notícias > Campi do Ifes realizam Projeto Boas-Vindas para recepcionar estudantes

Campi do Ifes realizam Projeto Boas-Vindas para recepcionar estudantes

Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2013, 19h03 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2013, 13h40

Os campi Guarapari e Itapina retornam às aulas a partir de 18 de fevereiro.

Os campi de Alegre, Ibatiba, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes irão promover, a partir de segunda-feira (4), projetos de boas-vindas aos alunos dos cursos técnicos. As programações contarão com palestras, orientações pedagógicas, apresentações dos cursos e do campus, além de atividades culturais.

O campus de Alegre realiza, a partir das 12h30min da segunda-feira (4), reunião de pais e professores. Na terça-feira (5), os alunos retornarão às aulas a partir das 7h30min. O projeto de Boas-Vindas do campus será realizado de 25 a 28 de fevereiro com todos os alunos, tanto dos cursos técnicos como superiores. A programação do projeto será divulgada posteriormente.

Já o campus Ibatiba irá apresentar aos estudantes os cursos e setores do campus. Os alunos receberão orientações gerais e pedagógicas, além de informações sobre a política de assistência estudantil: o que é a política, os direitos dos alunos e os documentos necessários.

O campus Santa Teresa inicia as atividades com reunião de pais e alunos, a partir das 9h30min, na segunda-feira (4). A partir das 18 horas, haverá torneio de futebol, com a final marcada para a terça-feira (5). Na terça-feira, será apresentado o Regulamento de Organização Didática – ROD, além dos cursos e setores do campus. Na quarta-feira (6), a partir das 18 horas, a contadora capixaba de histórias Cláudia Tardin irá apresentar “Histórias do Mundo: o resgate da tradição oral e da arte secular de cantar e de contar histórias”.

Na quinta-feira (7), a partir das 7 horas, haverá atividade de campo com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica cultivadas no campus, além de palestra com o tema “Consciência Ambiental: pequenas atitudes, grandes diferenças”, a partir das 10 horas. Às 15h20min, será apresentado o Conselho de Ética e Disciplina do Corpo Discente e, a partir das 18 horas, haverá churrasco musical com a apresentação de bandas formadas por alunos e servidores.

Já o campus Venda Nova do Imigrante volta às aulas a partir de quarta-feira (6), com programação do projeto Boas-Vindas. Os estudantes serão recebidos com a exposição “Luz e Sombra”, composição fotográfica inspirada na estética barroca produzida pelos alunos que cursaram o 1º e o 2º ano em 2012.

As atividades do projeto Boas-Vindas vão até o dia 22 de fevereiro. Os ingressantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio serão apresentados à Assistência Estudantil – Serviço Social, irão ler o manual do aluno e farão a ambientação no campus. Eles também serão apresentados ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne. Na quinta-feira (21), haverá show de talentos do Ifes, a partir das 16h30min.

18 de fevereiro
No dia 18 de fevereiro, os campi Guarapari e Itapina dão as boas-vindas aos estudantes. O campus Itapina promove, antes, de 4 a 8 de fevereiro, a Semana Pedagógica para os professores, com o tema “Educando para a Diversidade: saberes necessários e desafios contemporâneos”.

As atividades contarão com palestras e atividade de campo, como “Interação e Planejamento nas Unidades Educativas de Produção do Campus Itapina”. A semana tem início às 8 horas da segunda-feira (4), com café da manhã no restaurante do campus, recepção dos professores pelo diretor-geral e palestra sobre relacionamento interpessoal e motivacional no trabalho, ministrada pela professora Eliana Comério.

No dia 18 de fevereiro, quando as aulas se iniciam, haverá uma reunião com os pais, ao meio-dia. Na parte da tarde, os alunos assistirão à palestra “Empreendedorismo é física pura”, com o professor José Inácio da Silva Perreira, mais conhecido como Pachecão. A palestra tem como objetivo a integração de toda comunidade escolar.

E o campus Guarapari realiza, de 18 a 22 de fevereiro, atividades voltadas para a apresentação das coordenadorias e dos servidores do campus, além de assistirem a um vídeo institucional. Eles também vão conhecer as normas e os regulamentos do campus e a biblioteca, serão apresentados à Coordenadoria de Integração Escola Empresa – CIEE, Coordenadoria de Registros Acadêmicos – CRA e a projetos de assistência ao educando.

Assunto(s): Boas-vindas , projeto , aulas , atividades