Página inicial > Notícias > Aluna do Ifes participa de projeto para construção de robô de exploração lunar

Aluna do Ifes participa de projeto para construção de robô de exploração lunar

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2013, 12h19 | Última atualização em Sexta, 08 de Fevereiro de 2013, 13h46

Mariana Mascarenhas de Carvalho participou do acampamento de robótica, onde seis estudantes de engenharias foram selecionados para colaborar no projeto de construção de um robô de exploração lunar.

A estudante do curso Superior em Engenharia Elétrica do campus Vitória, Mariana Mascarenhas de Carvalho, participou do Campus Boot Camp, acampamento de robótica que ocorreu durante a sexta edição da Campus Party Brasil, realizada de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, em São Paulo.

No Campus Boot Camp, seis estudantes de engenharias foram selecionados para colaborar, por uma semana, no projeto da equipe Part-Time-Scientists, uma das equipes oficiais que concorrem ao Google Lunar X-Prize, campeonato mundial de robótica organizado pelo Google, cujo desafio é contruir um robô de exploração lunar.

Embora tenha dedicado boa parte do seu tempo ao Boot Camp, Mariana também assistiu a palestras de diferentes áreas, como Redes, Desenvolvimento e Robótica, que aconteciam por muitas vezes simultaneamente em palcos montados no evento. Ela participou ainda das oficinas, que consistiam em apresentações teóricas seguidas de hands-on – quando, literalmente, se coloca a mão na massa. Dentre essas oficinas, ela escolheu as de programação para arquitetura ARM, muito usada em smartphones e tablets.

“Gostei bastante do Boot Camp, principalmente pelo contato com cientistas que são bastante criativos e ousados no que fazem, o que é muito inspirador, e também pelo aprendizado que eles nos proporcionaram. As palestras e oficinas trazem os melhores do mundo de cada área (palestras muitas vezes em inglês ou espanhol). Assim, ficamos informados das novas tendências e atualizados com o mercado, sabendo quais conhecimentos buscar, e como buscá-los. É necessário muito trabalho duro e também criatividade quando se busca um objetivo tão ousado quanto construir um robô lunar”, conta.

Além de Mariana, outros 19 alunos dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Serra, São Mateus e Vitória participaram da Campus Party 2013. Também participaram da caravana três servidores do Ifes.

Campus Party 2012
Mariana participou pela primeira vez do evento em fevereiro de 2012, quando fazia Iniciação Científica na área de Redes sem fio. No evento, ela assistiu às palestras da área de Redes e participou do concurso de Criação de Sites, com o objetivo de criar um site seguindo as recomendações de acessibilidade da World Wide Web Consortium – W3C. “Acabei ganhando um tablet Motorola no concurso, que tem me ajudado no dia-a-dia na Engenharia, e contribuiu para que eu quisesse voltar ao evento”, conta Mariana.

Assunto(s): robô , acampamento , engenharia