Página inicial > Notícias > Campi do Ifes organizam exposições de trabalhos de alunos

Campi do Ifes organizam exposições de trabalhos de alunos

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2013, 16h52 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2013, 16h54

Em Cariacica, a mostra será realizada de 15 de abril a 15 de maio, das 7 às 21 horas, no hall de entrada do campus.

O campus Cariacica organiza a exposição fotográfica Loop, que traz como tema "Um olhar artístico sobre o complexo portuário e a malha ferroviária do nosso estado". A mostra vai de 15 de abril a 15 de maio, das 7 às 21 horas, no hall de entrada do campus.

A exposição foi desenvolvida como parte do conteúdo programático da disciplina Arte, em uma linguagem multidisciplinar com as matérias técnicas dos cursos técnicos em Portos e em Ferrovias. Esta iniciativa teve como objetivo difundir a linguagem fotográfica como elemento estético da arte, fundamentado dentro de critérios e técnicas específicas, que hoje tem sido muito utilizada na arte contemporânea. Sem abandonar o caráter criativo da disciplina, os alunos foram levados a dialogar a arte com os elementos técnicos específicos de cada curso.

Ao todo, foram registradas 700 fotos e, desse total, 85 fotografias foram selecionadas para a exposição. Também serão exibidas cem fotografias virtuais em um telão montado no pátio interno do prédio, com duas exibições com duração de duas horas cada, nos turnos matutino e vespertino.

Além disso, as fotografias expostas também estarão competindo em duas categorias: imagem de maior representação técnica e a imagem de maior representação artística. As fotos ganhadoras serão escolhidas pelo público que prestigiar a exposição e receberão medalhas de participação.

Releituras de obras cubistas
O campus Vitória marcou uma nova data para a exposição de quadros produzidos por alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A exposição será realizada de 3 a 6 de junho, no pátio central. Os quadros são resultado do trabalho realizado nas aulas de Arte, proposto pela professora Fábia Ferrari, no segundo semestre letivo de 2012.

As aulas foram baseadas nas vanguardas europeias e em algumas obras do artista brasileiro Heitor dos Prazeres, ressaltando a representação musical. De acordo com a professora, após o estudo da parte teórica, ela propôs uma releitura baseada nas obras cubistas de Pablo Picasso e Tarsila do Amaral. "Lemos ainda algumas obras do artista brasileiro Romero Britto e sua forma alegre de pintar, o que influenciou muitas releituras", conta.

A atividade envolveu estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Eletrotécnica, em Mecânica, em Edificações e em Estradas.

Assunto(s): Fotografia , técnico , arte