Página inicial > Notícias > Alunos de Engenharia Elétrica conhecem características de proteção do sistema elétrico da EDP

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2013, 19h04 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2013, 19h04

Os estudantes do curso de Engenharia Elétrica do campus Vitória realizaram visita técnica à EDP Escelsa, em Carapina, Serra. A visita foi realizada no dia 5 de abril, organizada pelos professores Márcio Almeida Có e Pablo Rodrigues Muniz. A atividade foi relacionada à disciplina de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

O objetivo da iniciativa foi que os alunos pudessem conhecer o setor responsável pela Proteção do Sistema Elétrico da EDP. Inicialmente, foi apresentado um resumo do sistema elétrico da empresa, suas interligações ao Sistema Interligado Nacional – SIN, as características de seus clientes e as características dos seus relés de proteção.

Os estudantes puderam fazer questionamentos e contextualizar os conhecimentos recebidos em salas de aula sobre proteção de sistemas elétricos. Eles também visitaram o Laboratório de Relés, onde se pode verificar como são feitos ajustes, reparos e parametrização de relés de proteção.

Por fim, os alunos visitaram a Subestação Carapina, verificando relés de proteção de Linhas de Transmissão e de Transformadores. Em campo, verificaram-se as Linhas de Transmissão propriamente ditas, com equipamentos auxiliares para proteção, bem como os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas.