Página inicial > Notícias > Turmas de Segurança do Trabalho participam de simulação de incêndio

Turmas de Segurança do Trabalho participam de simulação de incêndio

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2013, 19h06 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2013, 15h14

Um sargento do Corpo de Bombeiros, que também é aluno do curso, realizou as demonstrações e ajudou na orientação das turmas.

Os estudantes das turmas V16 e V17 do curso Técnico em Segurança do Trabalho do campus Vitória realizaram, na sexta feira (5), uma aula prática na disciplina de Prevenção e Controle do Sinistro. Nessa aula, eles vivenciaram a simulação de um incêndio e praticaram medidas de segurança e controle.

Os alunos foram orientados pela professora Marisa Cruz Coser, que a partir do interesse dos estudantes, teve a iniciativa de realizar o experimento. Segundo ela, fala-se muitas vezes apenas na teoria, porém a prática também se mostra importante. “Assim, os alunos podem ter uma experiência de como manusear um extintor e como agir em casos de emergência”, diz.

Carlos Henrique Affonso foi o responsável por conduzir a classe na realização dos procedimentos durante a aula. Sargento do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo há 25 anos e também discente do curso, Affonso tornou-se monitor da turma. Ele se mostrou muito otimista com o resultado da aula, comentando que o dinamismo didático é extremamente importante para a fixação do aprendizado. Os alunos aprenderam a identificar os extintores adequados para cada situação de incêndio, como manipulá-los e quais medidas tomar ao se deparar com fogo no botijão de gás.

O professor Marcos Varejão Fassarella ministrou a disciplina semestre passado e também estava presente durante a aula. Fassarella salientou a importância de uma prática como essa não apenas no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, mas também dentro da comunidade, para que o aprendizado seja feito de forma coletiva.