Página inicial > Notícias > Ifes inicia processo de articulação para implantar polos de inovação no Espírito Santo

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 07h00 | Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2013, 18h21

Os polos trarão benefícios na capacitação profissional dentro dos institutos, por permitir um contato direto com as empresas privadas.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tem a intenção de implantar polos de inovação no estado. Para isso, foi realizada uma reunião na Reitoria, no dia 15 de abril, a fim de articular maneiras para a implantação e dialogar com os atores principais e fundamentais para a concretização desse processo.

A reunião foi dividida em duas partes. Pela manhã, foi realizado um encontro de caráter técnico e político, no qual o Ifes dialogou com as empresas presentes sobre sua proposta e deu início à tentativa de organização do Espírito Santo dentro do quadro de demandas dos polos. Participaram desse momento representantes de empresas de grande influência no estado, como a ArcelorMittal, a Vale, a Samarco, entre outras.

Durante a tarde, a reunião foi direcionada aos pesquisadores do Ifes, tendo o propósito de apresentar o projeto e dialogar sobre o interesse do Instituto na implantação dos polos. Luciano de Oliveira Toledo, coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal, foi responsável por apresentar aos servidores as propostas dos polos e seu funcionamento.

Polos de inovação
Os polos visam à inovação industrial tecnológica por meio da pesquisa aplicada. A partir do investimento de empresas parceiras, a proposta incentiva o desenvolvimento dos processos de pesquisa no país. O programa dos polos de inovação mostra-se importante para os Institutos Federais por permitir a relação direta dos pesquisadores, professores, técnicos e estudantes com a iniciativa privada, melhorando o diálogo, a formação do profissional e a capacitação de recursos humanos.

A pesquisa aplicada e o incentivo tecnológico fazem parte da proposta de criação dos Institutos Federais, além de serem estratégicos para a economia do país.

Assunto(s): polos , inovação