Página inicial > Notícias > Governador do Espírito Santo e reitor do Ifes inauguram novo bloco acadêmico do campus Venda Nova

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2013, 19h01 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2013, 18h38

Com isso, o campus poderá ampliar a sua atuação para a oferta de cursos superiores.

O campus Venda Nova do Imigrante inaugurou, nesta sexta-feira (10), o novo bloco acadêmico. Com isso, o campus poderá ampliar a sua atuação, que já compreende a oferta de cursos técnicos concomitantes e integrados ao Ensino Médio, para a oferta de cursos superiores. O campus Venda Nova possui atualmente cerca de 700 alunos.

A solenidade de inauguração contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Denio Rebello Arantes; do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim; do vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira; além de autoridades locais, comunidade, servidores e alunos do campus Venda Nova do Imigrante. Tiveram fala na solenidade a senadora Ana Rita; o ex-secretário de Estado de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, representando o senador Ricardo Ferraço; e os deputados federais Carlos Manato e Iriny Lopes.

O diretor-geral do campus Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli, abriu a solenidade e destacou a importância da colaboração dos servidores para o crescimento do campus. Ele contou ainda que no próximo ano o campus deve inaugurar uma nova área. “Talvez no ano que vem, nesta mesma data, entregaremos para a comunidade a nossa área de esportes, que é muito importante para que possamos trabalhar com os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em tempo integral”.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, ressaltou o valor da expansão do campus para o município. “Essa obra tem uma importância social e cultural porque ela colabora para o desenvolvimento não só de Venda Nova, mas de toda a região”. O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, parabenizou os servidores do campus Venda Nova do Imigrante pelo esforço coletivo para o crescimento do campus. Ele falou ainda sobre a criação do campus.

Além disso, o reitor adiantou como foi a reunião realizada com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última terça-feira (7). Durante a reunião, o governador e o vice-governador do Espírito Santo, representantes do Ifes, empresários capixabas e a bancada federal reivindicaram a implantação de um polo de inovação para o estado. “O campus Venda Nova, junto com Ibatiba, vai trabalhar a tecnologia das Montanhas. Para isso, vamos enviar uma equipe do Instituto para a Europa para iniciar um trabalho junto com Portugal para discutir essa tecnologia”, contou.

O governador Renato Casagrande destacou o tamanho do Instituto Federal do Espírito Santo, com 17 unidades em funcionamento e três em implantação. Também ressaltou a importância do campus Venda Nova do Imigrante, que atende a toda a microrregião. “Nós discutimos incentivos fiscais, exportamos commodities, mas o que queremos mesmo é investir cada vez mais em educação. Quando investimos em educação, em qualificação profissional, tornamos este estado cada vez mais competitivo”.

O governador anunciou ainda a assinatura da ordem de serviço para a o primeiro trecho da duplicação da BR 262, que será realizada ainda neste mês de maio; e a criação do Instituto Estadual de Educação, nos moldes do Instituto Federal. A instituição estadual complementará a rede do Ifes, com unidades nos municípios que não possuem campi do Instituto.

Após a solenidade, houve o descerramento da placa de inauguração do bloco. O bloco inaugurado possui área aproximada de quatro mil metros quadrado. São 33 salas, que serão utilizadas como salas de aula, laboratórios e apoio pedagógico para os cursos técnicos em Administração e em Agroindústria.