Página inicial > Notícias > Ifes tem estandes expostos no GranExpoNorte

Ifes tem estandes expostos no GranExpoNorte

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2013, 17h41 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2013, 14h19

O Ifes irá dispor de dois estandes na exposição, um do campus Itapina e outro do campus Santa Teresa.

Até domingo (19), ocorre a 1ª Exposição Agropecuária Norte Capixaba – GranExpoNorte, em Linhares. O evento é um espaço para a exibição das produções realizadas pelo agronegócio da região norte do Espírito Santo. Além disso, será um ambiente de discussão sobre as técnicas e as novas tecnologias adotadas no campo, e a movimentação dos negócios rurais.

A GranExpoNorte é um evento realizado pelo Sindicato Rural de Linhares e pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya – Brapex, que mobiliza 32 municípios da região. O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estará presente na exposição, sendo representado pelos campi Itapina e Santa Teresa. Ambos terão estandes durante todos os dias do evento.

No estande do campus Itapina, será realizada a divulgação do projeto de extensão Apisfrut para a comunidade. Trata-se de um trabalho de inclusão produtiva, visando a atender famílias que vivem em condições extremas de pobreza, cadastradas pelo projeto do Governo Federal, Brasil sem Miséria. Por meio de ações como o fornecimento de kits de apicultura, o Apisfrut busca melhorar a qualidade de vida das famílias por meio da capacitação destas em se sustentarem por meio da fruticultura e da apicultura. O projeto visa a firmar parcerias com organizações do Estado como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper.

O professor de Zootecnia do campus e coordenador geral do projeto, Asdrúbal Viana dos Santos, será responsável por ministrar a palestra sobre o Projeto Apisfrut. Ele acredita que o trabalho realizado possa fortalecer não só o projeto de extensão, como também as áreas de pesquisa e ensino. O estande estará disponível para visitantes das 16h às 19h.

O estande do campus Santa Teresa será destinado ao diálogo com a comunidade, divulgando o Instituto por meio de vídeos e apresentações dos cursos superiores oferecidos pelo campus (Engenharia em Agronomia, Licenciatura em Biologia e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas); além disso, a exposição objetiva exibir o resultado dos trabalhos dos projetos de extensão realizados dentro campus.

Os alunos participantes da empresa júnior Agrifes serão responsáveis pelo estande, juntamente com o professor coordenador da empresa, Ismail Ramalho Haddade. A Agrifes é o resultado de um projeto de extensão, realizado pelos estudantes de Agronomia. O projeto colabora para que os alunos possuam a oportunidade de participar de atividades profissionais, oferecendo assistência técnica aos produtores rurais dentro do município onde o campus está situado. Além da Agrifes, será divulgado também o trabalho de extensão Leite com Técnica, parte de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. O projeto de extensão estendeu-se recentemente para o campo da ovinocultura e da cafeicultura.

A GranExpoNorte acontece no Parque de Exposições de Linhares das 14h às 22h na quinta e na sexta, das 10h às 22h no sábado e das 10h às 19h no domingo.