Página inicial > Notícias > Campus Guarapari conclui primeiras turmas do programa Mulheres Mil

Campus Guarapari conclui primeiras turmas do programa Mulheres Mil

Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2013, 18h26 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2013, 17h52

Foram ofertados os cursos de secretariado, garçonete e camareira.

O campus Guarapari realizou a aula de encerramento das primeiras turmas do Programa Mulheres Mil, no dia 25 de abril. O projeto, organizado e implantado desde 2012, tem promovido formação de recursos humanos qualificados, por meio dos cursos de Secretariado, Garçonete e Camareira, que foram apontados como fortes demandas do município, em uma pesquisa executada antes da implantação.

A aula de encerramento contou com dinâmica teatral e círculo de agradecimentos, representando a conclusão de uma etapa importante tanto para as mulheres que buscaram qualificação para seu cotidiano profissional quanto para os servidores que passaram a conhecer mais um pouco da comunidade que os rodeia.

Como exemplo de êxito na formação das concluintes, Ana Paula Santos, que cursou Secretariado, participou do último processo seletivo para o Curso Técnico Concomitante em Administração do campus Guarapari e foi aprovada. “Através do Mulheres Mil, obtive mais conhecimento, senti interesse por mais aprendizado. Conheci pessoas que me incentivaram a correr atrás dos meus sonhos, abrindo assim um leque de oportunidades, pois lá fora não se tem tanta informação. Então, o curso apareceu em minha vida na hora certa, quando estava precisando de novas oportunidades”, contou.

Fabíola Chrystian Oliveira Martins, uma das gestoras do programa e atual diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus, ressaltou que “o programa possibilitou a mudança na vida de muitas, senão todas as participantes, através do acolhimento e inserção no espaço educacional, por meio da qualificação profissional e, acima de tudo, do reconhecimento da importância do respeito recíproco”.

Programa Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal, especialmente nos eixos: promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra a mulher e acesso à educação.

A meta do Programa é garantir o acesso à educação profissional, elevando a escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e com a vocação socioeconômica das regiões.