Página inicial > Notícias > Vencedores da Obap 2012 iniciam preparação para competição na Índia

Vencedores da Obap 2012 iniciam preparação para competição na Índia

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2013, 16h52 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2013, 14h30

Os estudantes do campus Itapina participaram de um treinamento especial oferecido pela Unicamp, para aproximá-los do contexto da competição e aumentar a competitividade da equipe.

Os representantes da equipe vencedora da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – Obap intensificaram, nos últimos dias, a preparação para enfrentar os desafios da 7ª International Earth Science Olympiad – IESO, que acontecerá em setembro, na Índia. Na semana entre 13 e 17 de maio, os alunos do campus Itapina do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram de um treinamento especial oferecido pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Os estudantes Guilherme Pagung Ribeiro, Igor Felix Pio, Mario Lovo, Tallyson Marques Ibner e Ualace de Oliveira dos Reis ganharam o direito de representar o Brasil na Índia, representando a equipe Elite 2.0, que venceu a 2ª edição da Obap.

O objetivo do treinamento foi aproximar os estudantes do contexto da competição e aumentar a competitividade da equipe. Os participantes puderam trabalhar conteúdos relativos à geosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Também foram realizados testes, aulas de campo, práticas e aulas expositivas. Uma equipe da Unicamp, coordenada pelo professor Roberto Greco e pelos colaboradores Ewerton Guimarães e Melina Souza, viajou ao campus Itapina, para viabilizar o treinamento.

Os professores do campus Frederico de Castro Figueiredo, Alexandre Gomes Fontes, Silvio Cesar Assis dos Santos e Evandro Chaves de Oliveira também participaram das atividades, auxiliando na coordenação. O treinamento recebeu o apoio do diretor-geral do campus Itapina, Anderson Mathias Holtz. No mês de agosto, entre os dias 19 e 23, será realizada a segunda etapa dessa preparação, em Vitória.

IESO na Índia
A IESO é uma competição internacional constituída por um exame teórico e outro prático. No teste escrito, é dado a cada participante, individualmente, um conjunto de problemas sobre Ciências da Terra para ser resolvido em até seis horas. Já no exame prático, é formado um grupo composto por participantes de diferentes nacionalidades, que devem realizar um trabalho experimental ou de campo. Nessa etapa, é permitido usar calculadoras não programáveis. Cada país deve ter o seu time composto por quatro estudantes, um membro reserva e alguns mentores (professores de áreas das ciências da terra).

Sobre a Obap
Idealizada pelo IFSULDEMINAS para incentivar a participação dos professores de todo país em atividades de iniciação científica, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é dividida em três fases: duas etapas virtuais, com testes de múltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento dos estudantes nas áreas de agricultura e zootecnia; e uma última etapa presencial, que este ano será realizada no campus Machado, no mês de outubro.

As inscrições para a edição 2013 estão abertas e podem ser feitas até 30 de junho no site www.ifsuldeminas.edu.br/obap. Podem participar estudantes de cursos técnicos em agropecuária e demais cursos do eixo tecnológico de recursos naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS