Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes conquistam primeiro lugar na Olimpíada Jurídica Escolar

Alunos do Ifes conquistam primeiro lugar na Olimpíada Jurídica Escolar

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2013, 16h34 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 09h15

Os quatro estudantes do Ifes cursam o Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do campus Aracruz.

A equipe Química 2013, formada por alunos do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do campus Aracruz, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Jurídica Escolar – OJE, realizada pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV, no dia 25 de maio. Os estudantes Janderson Pereira Santa Clara, Adriany Correia Devens, Jessica Rodrigues Moreira e Amanda da Rocha Souza representaram o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes na disputa final da Olimpíada.

Nesta última etapa, a equipe do Ifes disputou com estudantes das escolas Darwin e Leonardo da Vinci. Eles tiveram como desafio resolver a temática “Modelo de Organização do Estado” e apresentar oralmente uma solução jurídica. Após as apresentações da proposta, os estudantes do Instituto conquistaram o primeiro lugar. Como prêmio, cada integrante do grupo recebeu um Ipad II e medalha de ouro, e a instituição recebeu um troféu. Ao todo, 341 equipes e mais de mil alunos se inscreveram na competição.

A competição é inédita no Brasil e tem a finalidade de instigar os estudantes a refletirem sobre a importância do Direito e da justiça na compreensão da realidade social, com foco nos direitos humanos.

Curiosidade
A Olimpíada Jurídica Escolar é baseada na história lúdica de um extraterrestre, chamado Caput. Ele soube que os humanos desenvolveram métodos jurídicos inovadores para resolver problemas de conflitos entre pessoas e instituições e quer levar essas ideias para usar no planeta em que vive. Durante a competição, os alunos do Ensino Fundamental e Médio testaram suas habilidades para resolverem conflitos à luz dos direitos humanos, de forma divertida e atrativa, ou seja, ensinando ao extraterrestre como solucionar conflitos em seu planeta.

Com informações da Coordenação de Marketing da FDV

oje_final_1