Profissionais do EAD do Ifes se reúnem em evento de capacitação
A capacitação teve por finalidade preparar os profissionais atuantes em cursos a distância do Ifes, em consonância com princípios pedagógicos orientadores de suas práticas educativas.
No sábado (25), foi realizada pelo Centro de Educação a Distância do Ifes – Cead a capacitação continuada para profissionais de Educação a Distância – EAD. O evento foi sediado no campus Vitória e concentrou professores, tutores, equipes multidisciplinares, designers instrucionais e coordenadores do Instituto.
Com o objetivo de abordar o ensino a distância de acordo com as teorias e práticas da pedagogia, o encontro contou com um talk show e uma palestra realizada pelo diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp – São Paulo, José Manuel Moran.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; pela diretora do Cead, Yvina Pavan Baldo; e pela gerente de Ensino do Cead, Luciane Ferreira Lacerda. Em seguida, aconteceu o talk show “Teorias de Aprendizagem e o que fazer com elas na EAD”, apresentado pelos professores Rony Freitas e Maria Auxiliadora Vilela Paiva. Os convidados dialogaram sobre os desafios enfrentados pelos profissionais durante o processo de ensino a distância, com a participação dos presentes, que puderam expor suas dúvidas e opiniões.
O professor José Manuel Moran ministrou a palestra “Ampliar as formas de comunicação com nossos alunos da EAD”. Em seu primeiro contato direto com o Ifes, Moran ressaltou a importância de eventos como esse para os profissionais da educação a distância para a troca de conhecimentos entre os profissionais. O professor também comentou sobre a contribuição que os métodos de ensino a distância fornecem aos cursos presenciais e a necessidade de ambas as práticas se integrarem.
A última parte do evento foi destinada ao encontro de professores e equipes multidisciplinares dos cursos a distância de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Letras Português, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração. Esse momento foi reservado para os coordenadores dos cursos reunirem-se com suas equipes com o intuito de trocar informações e experiências entre si.
A capacitação continuada acontece todo ano a cada semestre. Financiada pela Universidade Aberta do Brasil – UAB, o evento é realizado há cerca de três anos pelo Ifes.
Educação a Distância
Hoje, o Ifes oferta, por meio de seus campi, cinco cursos de pós-graduação lato sensu (Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Informática na Educação); três graduações (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS, Licenciatura em Informática e Licenciatura em Letras Português); e dois cursos técnicos (Informática e Administração).
O Ifes possui aproximadamente 2.200 alunos matriculados nos cursos a distância. Os cursos são financiados por dois programas federais: Universidade Aberta do Brasil – UAB, que financia os cursos de graduação e pós-graduação; e o e-Tec, que financia os cursos técnicos.
Redes Sociais