Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Campi do Ifes comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial
Início do conteúdo da página

Campi do Ifes comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2013, 18h38 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2013, 18h47

Os campi Serra, Piúma, Vitória, Santa Teresa, Ibatiba, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova, realizarão eventos destinados ao dia.

No dia 5 de junho, comemora-se em todo o mundo o Dia do Meio Ambiente. A data, definida desde 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, está presente no calendário a cada ano para ressaltar a importância da conscientização e das ações políticas destinadas à preservação ambiental. Com este intuito, os campi do Ifes definiram uma programação especial destinada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com palestras, atividades educativas e gincanas.

O Núcleo de Estudos e Educação Ambiental – NEEA e o Núcleo de Arte e Cultura – NAC do campus Piúma organizou três dias para a comemoração da data. As atividades acontecerão no dia 5 de junho e durante os dias 5 e 13 de julho. A programação envolverá palestras relacionadas à educação ambiental com professores do campus e outros convidados, incluindo professores das Universidades do Ceará e de Havana. Além disso, serão realizadas oficinas de Capoeira, Artesanato com Reciclagem, Jogos ambientais, Produção de sabão, Pintura: ecoarte, Fotografia artística, Esporte de orientação e Escultura em arame.

Os interessados em participar poderão fazer suas inscrições na Biblioteca do campus até 4 de junho. Entre as atividades, acontecerá no dia 13 de julho uma gincana ambiental com os estudantes, incluindo desfile de roupas produzidas com materiais descartáveis e mostra de vídeos. Confira a programação completa dos eventos.

De 3 a 6 de junho, o campus Serra realizará atividades com o propósito de promover a educação multidisciplinar e fortalecer o Programa de Educação Ambiental do campus. A programação contará com uma palestra a respeito de Fontes Alternativas de Energia, com o diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo – Aspe, Luiz Fernando Schettino. A palestra acontecerá no dia 5, às 19 horas, no auditório do campus. Durante o último dia de atividades (6) será exibido, também no auditório, o documentário “Zugzwang”, que narra a história dos combustíveis alternativos. Haverá também, durante toda a semana, uma mostra fotográfica e dicas de economia de energia expostas no hall de entrada do campus. Confira as atividades programadas.

O campus Vitória realizará sua programação da Semana do Meio Ambiente entre os dias 17 e 21 de junho. O tema desse ano será “Consumo Consciente”, e contará com apresentações culturais e artísticas dos alunos, exposições de trabalhos, mostra de vídeos e com a mesa-redonda “O Novo Código Florestal Brasileiro”. O cronograma completo do evento será divulgado em breve no site do Ifes e nas redes sociais do Instituto.

De 13 a 15 de junho, o campus Santa Teresa realizará durante os turnos matutino, vespertino e noturno, apresentações de trabalhos de alunos com o tema Meio Ambiente, palestras com a Polícia Militar Ambiental, e contará também com uma gincana ambiental. A Semana do Meio Ambiente no campus Santa Teresa acontecerá juntamente com a programação do Dia da Família na Escola. A programação completa pode ser conferida no blog do evento.

No campus São Mateus, cada turma dos cursos Técnicos em Mecânica e Eletrotécnica Integrados ao Ensino Médio fará o plantio de uma muda de árvore nativa da região, assumindo o papel de preservá-la. Essa prática faz parte do evento “Decida-se pela Sustentabilidade”, que será realizado no dia 7 de junho. A programação continua no dia 8 de junho, das 8h às 12h30min, com palestra ministrada por Marcelo Barreto. O propósito do evento é a apresentação dos projetos realizados pelo campus na área de sustentabilidade. O evento acontecerá no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes e é aberto a todos os servidores e alunos.

A celebração no campus Cachoeiro de Itapemirim acontecerá no dia 5 de junho, a partir das 8h. Os estudantes assistirão a palestras sobre o processo de Mineração e o Meio Ambiente, e o tratamento de resíduos na indústria de rochas ornamentais. Além disso, haverá no evento um espaço para a exposição de trabalhos dos alunos. Ao final da programação, eles terão a oportunidade de realizar uma visita técnica ao aterro industrial de Lama do Beneficiamento de Rochas Ornamentais – LBRO, da Associação Ambiental Monte Líbano – AAMOL. Confira a programação completa dos eventos.

O campus Venda Nova do Imigrante realizará ações relacionadas ao Meio Ambiente durante todo o mês de junho, como a palestra sobre a importância da participação da comunidade na coleta seletiva, ministrada pelo Presidente da Câmara Municipal, Tiago Altoé. Estará exposto no hall do auditório do campus o trabalho do artista plástico e educador ambiental Pedro Giubbini, produzido com restos de natureza morta. Além disso, está sendo realizado pelos alunos dos cursos Técnicos Integrados o Projeto de Extensão “Cata papel e inventa moda: reciclagem e produção”, no qual os participantes recolhem papéis recicláveis para a produção de produtos sustentáveis.

O campus Itapina terá como programação oficinas de reciclagem e decoração, além das palestras sobre Leis e Crimes Ambientais, Prevenção de Acidentes e primeiros socorros no meio rural, Comitê Bacia do Rio Doce, Instituto Terra, Saberes e Questão Ambiental e Meio Ambiente como tema transversal. Também serão apresentados os trabalhos relacionados ao tema, produzidos pelos alunos da 3ª série dos cursos Técnicos Integrados. Além disso, acontecerá uma gincana ecológica com os alunos das primeiras séries dos cursos Técnicos Integrados.

Os campi Alegre e Ibatiba realizarão suas atividades em conjunto com a Semana de Educação para a Vida, abordando além dos temas relacionados ao Meio Ambiente, assuntos como primeiros socorros, qualidade de vida e violência doméstica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página