Mulheres se emocionam na solenidade de encerramento de curso do Programa Mulheres Mil
As mulheres são moradoras da região de Goiabeiras, em Vitória, e participaram do curso ofertado pelo Programa Mulheres Mil no campus Vitória.
A emoção tomou conta do teatro do campus Vitória na quinta-feira (5), quando 81 mulheres da região de Goiabeiras receberam o certificado de conclusão do curso de Formação Inicial e Continuada em Gestão e Relacionamento com Clientes, ofertado pelo Programa Mulheres Mil, do Governo Federal.
As estudantes são paneleiras e suas familiares, todas moradoras da região de Goiabeiras, em Vitória. A paneleira Marinete Correia Loureiro trabalha com o ofício há 42 anos. “Parei de estudar há mais de 40 anos e foi maravilhoso retornar a escola. Agora descobri que gosto de estudar e quero continuar nessa nova vida”
A mesa da solenidade foi formada pelo diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; o diretor de Extensão do campus, Sérgio Zavaris; a coordenadora do curso, Maria José Rezende; o paraninfo das turmas, Hudson Cássio Gomes Oliveira; e o chefe de gabinete da Reitoria, Raoni Huapaya Schimidt.
As alunas Maria Salles, Suely Santana Gomes e Tânia Mara de Jesus Gomes discursaram em nome das demais formandas. Elas fizeram um agradecimento especial aos professores que ministraram o curso pela paciência e empenho. O paraninfo Hudson Cássio Gomes Oliveira, que ministrou a disciplina de Economia Solidária e Relações Humanas no Trabalho, retribuiu o agradecimento das estudantes. “Aprendi muito mais do que ensinei com a história de mulheres
oprimidas por uma sociedade machista que só reconhece a igualdade entre os sexos no discurso”, destacou.
A servidora Jamilda Rodrigues Bento, do campus Vitória, é filha de paneleira e fez a ligação entre o campus e a comunidade. Ela teve um papel importante na mobilização das mulheres para participarem do curso. Em sua fala, Jamilda destacou a responsabilidade da instituição em cuidar dessas mulheres. Citando o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, ela lembrou que o Ifes é responsável por aqueles que cativa. A partir disso, a servidora da Diretoria de Extensão, Paula Bevenuto, anunciou que o campus Vitória já está articulando uma continuação do curso para as mulheres da região de Goiabeiras. O projeto está em fase de estruturação e incluirá atividade física, com início previsto em novembro.
Após a entrega dos certificados, o diretor-geral do campus Vitória encerrou a solenidade. Ricardo Paiva contou como é gratificante presenciar a conclusão desse curso. “A verdadeira missão da escola é fazer esse trabalho com a sociedade. Não estamos aqui só para ensinar conteúdo que vai cair em prova, tem que ser muita mais que isso”, finalizou.
O curso começou em dezembro de 2012 e foi concluído em agosto deste ano, com carga horária de 160 horas. Entre os conteúdos abordados estão Identidade e Cultura; Saúde e Direito da Mulher; Ética e Cidadania; Economia Solidária e Relações Humanas no Trabalho; além de Inglês e Espanhol Instrumental; Informática Básica; Língua Portuguesa e Matemática Aplicada. A próxima comunidade a ser atendida pelo Mulheres Mil em Vitória são as moradoras da região da Ilha das Caieiras.
Redes Sociais