Professores do Ifes divulgam trabalhos em publicações internacionais
Professor do campus Vila Velha publicou artigo sobre aterosclerose em revista americana.
O professor do campus Vila Velha, Thiago de Melo Costa Pereira, publicou o artigo "Sildenafil ameliorates biomarkers of genotoxicity in an experimental of spontaneous atherosclerosis" na Lipids in Health and Disease, com Fator de impacto 2.02.
O trabalho mostrou relevantes evidências sobre o comprometimento das células do fígado e células do sangue (células mononucleares) de animais com elevado colesterol no sangue e que desenvolvem espontanemente aterosclerose. Os danos avaliados foram produção de espécies reativas do oxigênio (ROS) e fragmentação no DNA. O trabalho foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Vila Velha – UVV e da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.
De acordo com o professor, o mais interessante foi perceber que o tratamento com o sildenafil (Viagra) foi capaz de minimizar esses danos, mesmo sob elevada concentração de colesterol no sangue. Dessa forma, o trabalho abre uma nova perspectiva para utilização do sildenafil na proteção de danos celulares, os quais são tão comuns na aterosclerose.
Em janeiro, os pesquisadores já haviam divulgado seu primeiro trabalho apresentando um papel protetor cardiovascular do sildenafil na revista Journal Translational of Medicine, com Fator de Impacto 3.46.
Marketing
O professor Luiz Henrique Lima Faria publicou um capítulo no livro "Marketing Contemporâneo - Vol. II," da Universidade Madero, de Puebla, México. Ele é docente do curso Técnico em Administração do campus Cariacica.
O artigo tem como título "Canales de marketing bajo la perspectiva de la Escuela de la Dinámica Organizacional” – Canais de Marketing sob a perspectiva da Escola da Dinâmica Organizacional – e foi escrito juntamente com seu orientador de doutorado, Antônio Carlos Giuliani. O texto trata da evolução histórica dos estudos dos canais de marketing no que tange principalmente aos relacionamentos criados entre os entes desses canais. O livro já foi lançado no México e em breve estará disponível no Brasil.
Redes Sociais