Página inicial > Notícias > Professor do Ifes desenvolve aplicativo para complementar educação matemática no Ensino Fundamental

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 11h39 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2013, 16h41

O aplicativo é uma virtualização do Material Dourado, desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori.

Transformar o processo de aprendizagem em matemática em algo interativo e lúdico: esse é o objetivo de um aplicativo criado pelo professor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas. O aplicativo é uma virtualização do Material Dourado, desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori, utilizado para ensinar conceitos de número e operações aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Rony é diretor de Pós-Graduação do Ifes e é docente no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, do campus Vitória.

O aplicativo é fruto da continuação da pesquisa de mestrado do professor, intitulada "Um Ambiente para Operações Virtuais com o Material Dourado". A pesquisa de mestrado resultou em um software. Em 2012, o docente participou de um edital de incentivo a projetos de pesquisa do campus Vitória, em que foi contemplado e recebeu apoio financeiro para o projeto “Um aplicativo para Android como potencializador da aprendizagem de conceitos de número e operações aritméticas”. A parte técnica do aplicativo foi desenvolvida por José Alexandre Macedo, estudante do Mestrado em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O Material Dourado já é utilizado nas escolas e o objetivo era criar uma maneira de utilizá-lo no meio digital, contou Rony. “Os aplicativos na área de Matemática eram fechados, na forma de perguntas e respostas. A proposta desse é possibilitar a utilização das peças da forma que usuário quiser. O que vai ser feito nele depende do que for proposto pelo professor”, destacou.

Alguns alunos da Licenciatura em Matemática do campus Vitória já estão realizando experimentações com estudantes de ensino fundamental da rede pública de Vitória. O aplicativo busca complementar as práticas feitas com materiais concretos no Ensino Fundamental e oferece ainda opções para manipulação nas bases 3, 5 e 10. “A ideia é que o professor utilize o aplicativo de forma complementar ao que já realiza em sala de aula com o material concreto. Sempre de forma problematizadora e interativa”, explica o professor.

Com o software, o professor poderá acompanhar o desenvolvimento da atividade, fornecendo dados sobre o desempenho dos alunos, o tempo gasto, e a trajetória de resolução. A ideia é possibilitar que o professor crie atividades específicas para cada aluno. “Estamos testando um recurso com o qual o professor pode ter acesso a todas as interações e tarefas realizadas pelos alunos, corretas ou não, e dessa forma poder melhor orientar as atividades”, contou.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no Google Play. “Não há custo para o download do aplicativo justamente porque quero que as pessoas façam o download, usem e comentem”, ressaltou.

Os Institutos Federais têm como uma de suas finalidades a realização de pesquisa aplicada e o aplicativo é uma forma de mostrar para sociedade que as atividades realizadas pelo Ifes não estão restritas ao ensino, mas também incluem a pesquisa aplicada.

Assunto(s): matemática , Android , aprendizagem