Projeto de Artes do campus Venda Nova realiza oficina de papel artesanal em Aracê
Além da sensibilização quanto a preservação do meio ambiente, a atividade possibilita a geração de trabalho e renda, com a produção de papel artesanal.
O projeto "Cata papel e Inventa Moda: produção e reciclagem", do campus Venda Nova do Imigrante, realizou atividade com a comunidade do distrito de Aracê e entorno, em Domingos Martins, no sábado (28).
A professora de Artes, Maria José Corrêa de Souza, que coordena o projeto, e a aluna Luiza Pagotto, que é bolsista do projeto, realizaram oficina com 15 jovens e adultos da comunidade para sensibilizá-los quanto a consciência ecológica, adotando medidas de economia e preservação ambiental a partir da redução dos gastos de papel. Além disso, possibilita a geração de trabalho e renda, pois os participantes aprendem a produzir papel artesanal.
Durante a oficina, os participantes experimentaram técnicas variadas na produção de papel artesanal, utilizando como matéria-prima papel descartado e outras fibras encontradas na comunidade e produção de objetos artísticos e utilitários. A próxima oficina deve ser realizada em Pedra Azul, também em Domingos Martins, ainda sem data definida.
O projeto de extensão e pesquisa "Cata papel e Inventa Moda: produção e reciclagem" realiza uma série de oficinas no Laboratório de Arte do campus Venda Nova do Imigrante e tem como foco a preservação do meio ambiente e a produção de papel artesanal, considerando a promoção de experimentações práticas e artísticas e educação ambiental.
Durante a atividade, são observadas a composição e consistência da polpa, a forma de prensagem, o prazo de secagem, a resistência do papel de acordo com a presença ou não de elementos decorativos como fibras da folha do café e outras da região. As oficinas são abertas aos alunos do campus e à comunidade e são realizadas às terças-feiras, em dois horários: das 8h às 10h30min e das 14h às 16 horas. Para participar das oficinas é preciso se inscrever na Coordenadoria de Registro Acadêmico do campus Venda Nova.
Redes Sociais