Alunos do Ifes se preparam para competição de judô da Rede Federal
Eles participaram do I Intercâmbio Técnico de Judô, realizado em Cariacica, em preparação para a disputa dos Jogos Brasileiros do Institutos Federais.
Atletas e professores das equipes de judô do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e do Centro Olímpico do Espírito Santo – Coes participaram do I Intercâmbio Técnico de Judô, realizado no dia 19 de outubro, no campus Cariacica. O evento contou com a participação de aproximadamente 40 atletas, sendo 12 do Instituto.
O intercâmbio faz parte da programação de preparação da equipe de judô do Ifes para a disputa dos Jogos Brasileiros do Institutos Federais, que ocorrerá de 18 a 22 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Os atletas praticaram treinos táticos de luta em pé e no solo.
A iniciativa possibilitou que os atletas do Ifes pudessem adquirir experiências de competição, já que no Centro Olímpico estão os melhores judocas do Espírito Santo e sua comissão técnica é formada por professores e atletas de nível internacional, como por exemplo os professores Ezequiel Paraguassú, atleta olímpico em Seul 1988 e atual técnico das categorias de base da seleção brasileira; e Gabriel Vicentini, técnico da seleção de judô do Líbano no mundial 2013. O Coes é um projeto do Governo do Estado em parceria com o Ministério dos Esportes.
A equipe de judô do Ifes é formada por alunos dos campi Cariacica, Guarapari e Vitória. Os treinamentos são realizados nos campi Cariacica e Vitória e são abertos a alunos e servidores da instituição. Os interessados em praticar essa modalidade deverão procurar o professor Marcelo Vicentini nos horários das aulas. As aulas são às terças e quintas-feiras, das 11h30 às 12h30, no campus Vitória; e das 18h30 às 20h30, no campus Cariacica.
Mundial de atletismo
A professora de Educação Física do campus Vitória Maura Bomfim é uma das mulheres que representaram o Brasil no 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master - WMA. O último dia de provas da professora aconteceu na sexta-feira (25), na modalidade de lançamento de disco. Ela também competiu em outras três categorias.
Nas provas de arremesso de peso, Maura ficou em 11º lugar, na competição de lançamento de martelo, em 12º; e no lançamento de martelete ela conquistou sétimo lugar. Ao todo, quatro atletas do Estado participaram do campeonato, todos treinam no campus Vitória.
Esse é o primeiro campeonato mundial da professora, que é campeã brasileira e sul-americana na categoria 40 anos de atletismo master nas provas de martelo. Ela participou também dos campeonatos Mercosul e Sul-Americanos no Brasil, Uruguai, Chile e Paraguai.
No campus Vitória, Maura compartilha seus conhecimentos e experiências ministrando aulas de atletismo para os cursos técnicos integrados e treinando alunos do campus para competições. Ela também participa do projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória – PMV realizado no campus, direcionado a atletas paraolímpicos.
O WMA acontece a cada dois anos, reunindo pessoas de todo o mundo com idade acima de 35 anos para realizar diversas provas de atletismo. As provas incluem pista e campo, cross country e corrida de rua. Esse ano o evento é realizado no Brasil pela primeira vez, sediado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Redes Sociais