Professores do Ifes têm propostas selecionadas em chamada do CNPq
Um docente de São Mateus e outro de Itapina foram contemplados na Chamada Universal –nº 14/2013, para projetos em qualquer área do conhecimento.
Dois professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram propostas selecionadas para financiamento por meio da Chamada Universal – MCTI/CNPq Nº 14/2013. A chamada, divulgada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se destinava a selecionar projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação no País, em qualquer área do conhecimento.
O professor Werley Gomes Facco, do campus São Mateus, teve proposta aprovada na área de “Engenharia Elétrica e Biomédica”. Seu projeto de pesquisa, intitulado “Utilização de GPUs para Melhor Desempenho do Método dos Elementos Finitos Generalizados Aplicado a Problemas de Eletromagnetismos”, receberá o financiamento de R$ 30 mil.
O estudo pretende melhorar o desempenho do Método dos Elementos Finitos Generalizados (MEFG) – que permite a inclusão de conhecimento prévio sobre a solução da equação diferencial, sendo resolvida no espaço de solução aproximado – aplicado a problemas eletromagnéticos. Segundo o professor, os resultados esperados vão desde um framework que solucione problemas de eletromagnetismo com o MEFG à análise de desempenho dos métodos usados e possíveis propostas de formulação matemática.
Já Sávio da Silva Berilli, docente do campus Itapina, foi contemplado com o financiamento, também de R$ 30 mil, para um projeto na área de Agronomia. O título da proposta é “Aproveitamento de Resíduo de Curtume na Produção de Mudas de Café Conilon como Adubação Alternativa”. Para a pesquisa, ele contará com a parceria de uma empresa de couros.
O objetivo é estudar os efeitos de diferentes proporções de húmus misturados no substrato de mudas de café conilon, enriquecidos com lodo de curtume desidratado como fonte de adubação alternativa. O estudo vai acompanhar o nível de desenvolvimento das mudas e toxicidade quanto aos resíduos do curtume. No resumo, o professor aponta que apesar desse lodo ser rico em vários nutrientes importantes para os vegetais (como o nitrogênio, fósforo e potássio), ele apresenta restrições principalmente devido à presença de metais pesados, como o cromo.
INPI
O professor José Claudio Valbuza e a assistente em administração Camila Meneghelli, do campus do Ifes em Itapina, tiveram seu trabalho selecionado para apresentação no VI Enapid – Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Com o título “Reflexões sobre a Inclusão da Disciplina ‘Propriedade Intelectual e Inovação’ nos Currículos dos Cursos Superiores do Ifes Campus Itapina”, o trabalho discute a proposta de incluir essa disciplina inicialmente nas grades curriculares das graduações oferecidas no campus, podendo ser adotada em todo o País. O VI Enapid acontece de 26 a 28 de novembro na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Redes Sociais