Comissões debatem Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Ifes
Em reunião no campus Vitória, membros das Comissões Locais de Planejamento Estratégico deram contribuições para construção do documento.
Cerca de 130 pessoas, entre técnicos administrativos, docentes e estudantes, participaram da oficina para reformulação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, realizada na última segunda-feira (11), no campus Vitória. Todos os participantes fazem parte das Comissões Locais de Planejamento Estratégico do Instituto, que estão ajudando a construir o plano de futuro do Ifes.
O PPI é um documento de orientação acadêmica dos institutos federais, que norteia, por exemplo, os projetos de cursos e a construção dos seus currículos, tratando da gestão educacional. Ele deve ser reformulado a cada cinco anos, levando em consideração as mudanças na realidade de cada instituto.
O presidente da Comissão de Reestruturação do PPI do Ifes, Rony Claudio de Oliveira Freitas, explicou que o período de validade do projeto que está em vigor está expirando, por isso, o trabalho está sendo desenvolvido para a elaboração de um novo texto, colaborativo. Segundo ele, a comissão fez uma minuta de projeto, baseando-se no atual PPI e nas experiências de outros institutos, para que fosse um ponto de partida para os debates.
Esse documento foi enviado aos membros das Comissões Locais do Planejamento Estratégico e, na oficina de segunda-feira (11), eles se dividiram em oito grupos de trabalho, que debateram temas como: Concepção de Educação, Educação e Juventude,
EJA, Avaliação, Educação e Diversidade, Educação para Sustentabilidade, Educação das relações étnico-raciais, Educação a Distância, Projetos Pedagógicos de Curso, Pesquisa, Gestão e Assuntos Estudantis.
Ao final, houve plenária com apresentação de destaques pelos grupos. “Este deve ser um processo colaborativo e democrático, e a participação das pessoas foi muito positiva. Elas deram contribuições importantes e relevantes para a construção do novo PPI. Todos os campi estiveram representados na oficina. Ficamos muito satisfeitos”, apontou Rony.
Todas as contribuições feitas na oficina serão sistematizadas pela Comissão do PPI, que enviará um novo texto para as Comissões Locais no dia 25 de novembro. A partir de então, serão feitos diálogos locais com as comunidades acadêmicas, e as Comissões Locais terão até o dia 6 de dezembro para enviarem todas as opiniões. O arquivo final, incluindo todas as colaborações levantadas no processo, será apresentado no dia 9 de dezembro.
Rony lembrou que o PPI faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifes (PDI), que também está sendo rediscutido por estar com sua validade próxima de expirar. O processo de elaboração do novo PDI foi iniciado com a reestruturação do PPI e com a realização do Planejamento Estratégico da instituição, que já está em andamento.
Redes Sociais