Reitor do Ifes recebe embaixador da Hungria
O encontro teve como objetivo aproximar os dois países no sentido de promover o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores de instituições brasileiras e húngaras.
O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes, recebeu o embaixador da Hungria, Csaba Szíjjártó, e a Adida Comercial do país, Zsuzsanna László, nesta sexta-feira (29), na Reitoria. O encontro teve como objetivo aproximar os dois países no sentido de promover o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores de instituições brasileiras e húngaras.
Participaram da reunião o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange; de Extensão, Renato Tannure; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Có; e o assessor para para Implantação de Polos de Inovação do Ifes, Tadeu Pissinati.
O reitor do Ifes iniciou o encontro com uma apresentação do Instituto e da Rede Federal. Denio falou sobre algumas características da instituição, como a verticalização e a distribuição multicampi, além do quantitativo de alunos, aproximadamente 24 mil, e de servidores, cerca de 2.400.
O embaixador da Hungria contou um pouco sobre sua formação técnica quando estudou numa escola secundária. Para ele, foi interessante conhecer o Ifes, já que a instituição tem algumas diferenças em relação às universidades. Ele destacou ainda que o país tem lugar privilegiado no Programa Ciência Sem Fronteiras e o objetivo da visita é justamente aproximar os dois sistemas educacionais.
Segundo o embaixador, as universidades húngaras têm interesse em fazer intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores com instituições brasileiras. Por essa razão, eles gostariam de enviar comitivas dessas universidades ao Ifes e a outras instituições do Brasil para apresentar as oportunidades de estudos na Hungria.
Redes Sociais