Prática pedagógica na formação de professores é tema de evento de Iniciação à Docência
Jornada realizada no campus Vitória teve como objetivo socializar experiências e discussões vivenciadas pelos bolsistas no âmbito do Pibid.
Bolsistas, supervisores e coordenadores do Programa de Iniciação à Docência – Pibid do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram, na sexta-feira (29), da IV Jornada de Iniciação à Docência, no campus Vitória. O tema discutido nesta edição foi “A prática pedagógica ontem e hoje na formação docente”.
A programação do evento, que ocorre anualmente por iniciativa dos participantes do Pibid, contou com palestras, oficinas, relatos de experiências e apresentações de banners. A Jornada tem como objetivo socializar experiências e discussões vivenciadas pelos bolsistas no âmbito do programa.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes; pelo diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; pela pró-reitora de Ensino, Araceli Ribeiro; pelo diretor sistêmico de Graduação, Randall Guedes; pela coordenadora do Programa de Iniciação à Docência – Pibid, Ana Brígida Soares; e pelo professor Fábio Luiz Alves de Amorim, representando a Secretaria de Estado da Educação – Sedu.
O diretor-geral do campus Vitória deu as boas-vindas aos participantes da IV Jornada. Para ele, o evento é de extrema importância pois realiza um debate em prol da formação de professores.
O reitor do Ifes destacou o momento atual da instituição, com reconhecimento nacional e internacional do bom trabalho desenvolvido pelos estudantes do Ifes. Denio lembrou ainda que, durante o processo de Planejamento Estratégico do Instituto, serão definidas as metas institucionais. “E a atividade de formação de professores sairá reforçada do processo, por ser estratégica para a instituição”, ressaltou.
Ele também enfatizou o papel da instituição na transformação de pessoas, especialmente no caso das licenciaturas. “Vocês que se preparam para ser professores nos ajudam a crescer nesse processo de formação. Formar professores é formar multiplicadores, pois vocês levarão conhecimento para outras pessoas”, encerrou.
Redes Sociais