Projeto da Caparaó Jr. em parceria com a Samarco recebe prêmio internacional
Programa que oferece cursos e assessoria técnica para produtores rurais foi premiado pela mineradora australiana BHP Billiton.
O Programa de Capacitação de Produtores Rurais, executado pela Caparaó Jr., empresa júnior do campus de Alegre, em parceria com a Samarco Mineração, recebeu o prêmio de excelência HSEC Awards 2013, oferecido pela mineradora australiana BHP Billiton. O prêmio, concedido durante evento realizado entre 18 e 20 de novembro na Austrália, contempla iniciativas de todo o mundo nas categorias de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade.
Na categoria Comunidade, o projeto da Caparaó Jr. e da Samarco ficou na colocação mais elevada: “Excelência”. No evento, a iniciativa foi defendida por duas representantes da Samarco Mineração.
O programa de Capacitação de Produtores Rurais está sendo executado desde o ano de 2009, quando 200 famílias de agricultores começaram a receber visitas, minicursos, assistência técnica e consultorias. Segundo o professor João Batista Pavesi Simão, orientador da Caparaó Jr., o número hoje ultrapassa 700 famílias atendidas em dois estados brasileiros, 10 municípios e 24 comunidades rurais.
“Esses números não param de crescer, haja vista que a Caparaó Jr. está sempre planejando a inserção de novas comunidades no programa, em atendimento às solicitações de produtores organizados em associações”, aponta Pavesi.
O presidente da Samarco Mineração, Ricardo de Aragão Vescovi, parabenizou o trabalho em parceria. Em mensagem, ele afirmou que o “prêmio é mais um sinal de que estamos na direção certa quando investimos em ações sócio institucionais que privilegiam prioritariamente pessoas com quem nos relacionamos diariamente, e cujas vidas e destinos de alguma forma se entrelaçam com os nossos”.
O mineroduto da Samarco cruza a região do Caparaó, entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, a empresa opera uma usina no município de Muniz Freire.
Redes Sociais