Servidores e estudantes apontam melhorias para o Ifes
Os Encontros com a Comunidade, que foram realizados em três campi nesta segunda (9) e acontecem até sexta (13), visam ouvir as colaborações da comunidade acadêmica para o Planejamento Estratégico do Ifes.
O Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes deu continuidade a mais uma etapa com os Encontros com a Comunidade. Essa fase, iniciada no dia 29 de novembro do campus Santa Teresa, tem como objetivo reunir servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes para que suas opiniões possam colaborar para a construção do Planejamento Estratégico do Ifes.
Nesta segunda-feira (9), os encontros foram realizados, de forma simultânea, nos campi de Alegre, Guarapari e Serra. E haverá reuniões em outros 12 campi e na Reitoria até sexta-feira (13), exceto no campus Venda Nova do Imigrante, cuja data para realização do evento ainda será definida.
Em Guarapari, mais de 20 servidores estiveram presentes. Para o diretor-geral do campus, Ronaldo Neves Cruz, essa é mais uma etapa da construção coletiva do planejamento do Instituto.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Ademar Stange, também participou do encontro em Guarapari e destacou que é preciso pensar em um projeto que seja exequível. Ele lembrou ainda o caráter maior desse projeto. “O planejamento é do Instituto, a GDconsult é apenas a mediadora desse processo”, afirmou, fazendo referência à empresa de consultoria que auxilia o Ifes no processo.
A parte da manhã foi dedicada ao alinhamento conceitual sobre Planejamento Estratégico e gestão estratégica. O consultor Bruno Viotti, da GDconsult, descreveu as etapas de estruturação do Planejamento, informando as fases já realizadas e os próximos passos até abril de 2014.
O consultor ressaltou que o olhar do campus Guarapari vai contribuir para o Planejamento Estratégico da instituição e também do próprio campus. Para ele, o mais complexo é mobilizar as pessoas a participarem e encontrar os pontos convergentes dentro de opiniões divergentes. “O principal resultado a ser entregue é a capacidade da organização de promover momentos como esse, de conectar pessoas, de juntar ideias, de discutir as visões diferentes e chegar a um consenso”, frisou.
À tarde, os participantes se dividiram em grupos em uma dinâmica desenvolvida para que as pessoas expressem suas ideias. Ao final, são elaborados painéis de ideias. Nesses painéis, os participantes apontam as melhorias necessárias em três áreas: nos processos finalísticos e administrativos, na gestão de pessoas e na infraestrutura física e tecnológica do Instituto.
Confira os próximos encontros:
Terça-feira (10): campi Vila Velha, Linhares, Cachoeiro e Colatina
Quarta-feira (11): campi Vitória, Aracruz, Ibatiba e São Mateus
Quinta-feira (12): Reitoria e campi Cariacica, Piúma e Nova Venécia
Sexta-feira (13): campus Itapina
A definir – campus Venda Nova do Imigrante
Redes Sociais