Grupo do campus Itapina recebe prêmio Innova World em reunião na Reitoria
Eles ficaram em 3º lugar na categoria Agricultura, com o projeto Biopesticida, apresentado na feira de inovação tecnológica.
Um grupo de pesquisadores do campus Itapina, formado por seis alunos de graduação em Agronomia e dois professores, recebeu na sexta-feira (13) o troféu do Prêmio Innova World, na Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Eles ficaram em terceiro lugar na categoria Agricultura. A mostra competitiva de inovação tecnológica reuniu projetos de todo o Brasil e do exterior e aconteceu em outubro, juntamente com a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.
A entrega do troféu foi realizada durante a reunião da Câmara de Extensão do Ifes – Caex. O professor José Claudio Valbuza recebeu o prêmio, representando o grupo que foi orientado também pelo professor Robson Ferreira de Almeida e tem como integrantes Aguinaldo Porto, Hércules de Souza, Filipe Hubner, Lorran Portugal, Lucas Leite da Costa, Raliston Felipe Becali.
Alunos de vários campi estiveram presentes e receberam certificados de participação no Innova World, entregues pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; pelo presidente da Associação Brasileira de Inventores e Pesquisadores Inovadores (Abipir) e coordenador geral do Programa Innovaworld, Marcelo Vivacqua; pelo secretário de de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla; pelo assessor especial do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sectti, Lucio Spelta; pelo pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Márcio Có.
Jadir Péla agradeceu a participação do Ifes na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. “Nós fizemos a maior Semana de Ciência e Tecnologia do País. Temos muitos investimentos nessa área e precisamos aproveitar o atual momento para produzir pesquisas na área de inovação”, afirmou. O secretário lembrou que na terça-feira (17) será lançado um conjunto de editais do Governo do Estado para fomento à pesquisa, com investimento de R$ 45 milhões.
A vinda da etapa internacional do Innova World para o Espírito Santo no próximo ano também foi ressaltada na fala do secretário e de Marcelo Vivacqua. Ele destacou que a participação do Ifes nos eventos englobados pela Semana Estadual de Ciência e Tecnologia foi decisiva para que se possa realizar a etapa no Estado.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, destacou que este final de ano está sendo de muitas boas notícias em relação ao trabalho da instituição, com premiações como a recebida pelo campus Itapina. Ele lembrou das 23 medalhas conquistadas por alunos do Instituto na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), das menções honrosas na Mini ONU, das equipes premiadas na 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, e da parceria iniciada com órgãos canadenses no projeto Peixe-Guia, iniciado em Piúma.
“Isso tudo é fruto de um grande esforço de cada um de nós para levar à frente a ciência e a tecnologia. E a instituição vai caminhar firme em relação à inovação aplicada à educação, às tecnologias sociais... Mesmo com 104 anos somos uma instituição muito viva, nos renovamos constantemente. Nossa instituição é fantástica. Parabéns, estudantes e professores, pela dedicação!”, comemorou.
O pró-reitor de Extensão, Renato Tannure, agradeceu a participação dos campi na Semana de Ciência e Tecnologia. “A adesão voluntária ao edital de chamada interna para a participação foi um sucesso. Valorizamos muito o esforço de todos”, afirmou.
Redes Sociais