Campi do Ifes promovem ações de Natal
A Reitoria e os campi Itapina e Vitória aderiram e realizaram campanhas de doação.
Com a chegada do mês de dezembro, servidores e alunos dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) iniciaram campanhas de Natal para promover o espírito solidário e colaborar com o final de ano de crianças e adolescentes carentes.
A Reitoria e o campus Vitória aderiram à campanha Papai Noel dos Correios, realizada pelas diretorias regionais de todo o país da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A atividade consiste no envio de carta-resposta a crianças que escrevem relatando seus desejos e vontades para o dia 25 de dezembro. Pacotes com diversas cartas são entregues pelos Correios a instituições e empresas. A partir de então, os interessados em participar adotam quantas cartas quiserem.
Eridã dos Santos Chaves, consultora de negócios dos Correiros, foi o contato responsável pela entrega das cartas e busca dos presentes na Reitoria e no campus, que já participaram da campanha anteriormente. A adesão foi grande na Reitoria: de 100 cartas recebidas 86 foram adotadas. Servidores, trabalhadores terceirizados e estagiários participaram da atividade. Houve, também, em alguns setores, a ação conjunta para colaborar com a iniciativa.
No campus Vitória, foram 80 participantes da comunidade acadêmica, incluindo estudantes. A turma V4 do curso técnico em Eletrotécnica se uniu para presentear com uma bicicleta uma das crianças da campanha.
Já em Itapina, a campanha surgiu da iniciativa interna de alguns servidores do campus em conjunto com pessoas da comunidade de Colatina. A atividade já acontece há alguns anos e consiste na doação de brinquedos para crianças em tratamento de combate ao câncer no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória.
Após um projeto socioeducativo realizado no mês do Outubro Rosa, os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (Lica) se envolveram nas causas sociais, aderindo à campanha natalina, assim como servidores, parentes e amigos. A campanha foi divulgada nas redes sociais e em toda a comunidade escolar, estendendo-se à Reitoria, ao campus Vila Velha e aos municípios de Colatina, Baixo Guandu e Aimorés.
As doações foram realizadas em diversos pontos de entrega durante o mês de novembro até início de dezembro, arrecadando cerca de 600 doações. Devido à alta adesão, a coordenação do Lica juntamente com os alunos, decidiu expandir o projeto do Natal solidário e fazer doações também à casa de abrigo em Colatina Mater Crhisti, para crianças em vulnerabilidade social, e a filhos de presidiários de Colatina.
No Hospital Infantil, uma festividade ocorreu durante a entrega dos presentes, dia 10 de dezembro. Todas as enfermarias do Hospital foram vistadas pelos estudantes e servidores, que interagiram com as crianças promovendo oficinas e brincadeiras.
No campus Guarapari, um mural comemorativo foi desenvolvido para celebrar o Natal e o Ano Novo. Com a colaboração de servidores e alunos, foi elaborada uma árvore de Natal com mensagens de otimismo para as datas do fim de ano.
Redes Sociais