Página inicial > Notícias > Equipe Sama Baja se destaca e ganha prêmio pela organização em sua 1ª competição nacional

Publicado: Terça, 18 de Março de 2014, 18h28 | Última atualização em Segunda, 24 de Março de 2014, 17h42

Grupo de São Mateus participou da 20ª Competição Baja SAE Brasil. Foi a primeira equipe do Ifes a ter carro inscrito em uma disputa de bajas.

A Equipe Sama Baja, formada por alunos dos cursos Técnico em Mecânica e Engenharia Mecânica do campus São Mateus, ganhou destaque em sua primeira participação na competição Baja SAE Brasil, realizada em Piracicaba (SP), entre 13 e 16 de março. O evento está em sua 20ª edição e reúne equipes de estudantes de todo o País, que apresentam os bajas construídos por elas.

O baja é um tipo de veículo feito a partir da modificação de um motor de Fusca, para utilização off-road. Os alunos de São Mateus apresentaram o veículo desenvolvido por eles desde a concepção até a construção. Foi a primeira equipe do Ifes a participar de uma disputa desse tipo.

Huarley Lemke, que é servidor, aluno de Engenharia Mecânica e também coordenador do projeto Baja no campus São Mateus, contou que a equipe obteve êxito nas etapas de apresentação, segurança do veículo, conforto, freios, motor e piloto. “Por alguns problemas técnicos no carro, não competimos nas provas dinâmicas, compostas de tração, suspensão, aceleração e frenagem”, explicou.

Segundo ele, no último dia, os alunos foram considerados aptos a competir no enduro de resistência, prova de quatro horas de duração que leva o veículo a testes extremos em uma pista off-road, com vários obstáculos. No entanto, o sistema de transmissão do veículo apresentou problemas e não foi possível completar o enduro.

No final do evento, o grupo foi surpreendido com a premiação “5 S”, por sua organização, disciplina, limpeza do box, entre outros critérios de qualidade. “A equipe também conseguiu uma ótima nota na apresentação do design, obtendo 89 pontos, nota digna de equipes experientes na competição”, contou Huarley.

Ele destacou a dedicação dos alunos e o envolvimento dos servidores, que “proporcionou um momento ímpar na vida dos futuros engenheiros”. “Estar competindo, representando o Espírito Santo e o Ifes no evento, é motivo de orgulho e realização profissional e acadêmica”, comentou.

O professor Luiz Rafael Resende da Silva, que acompanhou a turma na viagem, também avaliou positivamente a viagem. “Os alunos ganharam experiência devido à participação numa competição em nível nacional e também entrosaram-se com outras instituições públicas e privadas”, afirmou. Para ele, a conquista do “5 S” demonstra, além de grande capacidade técnica, as habilidades organizacionais, de trabalhar sob pressão e de lidar com imprevistos.

Agora a equipe pretende reparar as falhas no carro para a próxima competição regional, prevista para o mês de setembro, em Betim, Minas Gerais.

O projeto baja do campus São Mateus tem orientação do professor André Gustavo Galdino, entre outros docentes do local que colaboram com o programa. A equipe que participou da disputa em Piracicaba foi composta por 19 alunos e três servidores.

Confira a página da Sama Baja no Facebook: https://www.facebook.com/samabajaifes

Assunto(s): baja , são mateus , sae brasil