Campus Cariacica dá primeiro passo para abertura de Mestrado em Ensino de Física
O campus foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Física como um dos polos para oferta de programa nacional de mestrado.
O Campus Cariacica, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, foi um dos polos selecionados pela Sociedade Brasileira de Física – SBF para participação no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física. O programa tem o objetivo de coordenar diferentes instituições de ensino superior, em todo o País, para a capacitação professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino.
Segundo o professor Márcio de Sousa Bolzan, foram destinadas, pela SBF, 15 vagas para o Campus Cariacica, todas com bolsas. O campus se inscreveu para participar do programa a partir de uma chamada da SBF. Agora, deverá aguardar a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, responsável por dar a autorização oficial para a abertura do mestrado no local.
“O mestrado da SBF já tem um formato pré-determinado. A proposta já existe. Nós vamos pegar e formatar para o nosso campus, com o aval deles, para apresentar à Capes”, explicou Bolzan. Outras 23 instituições também foram pré-aprovadas como polos e deverão aguardar o sinal verde da Capes.
No caso de Cariacica, se o mestrado for liberado, será o primeiro a funcionar no campus. A expectativa, para o professor, é positiva. “A nossa proposta vai com o aval da SBF. Acredito que já temos 'meio sim' para o mestrado, por assim dizer. Estamos na metade do caminho”, afirmou. Ele também contou que a ideia da SBF é lançar um edital nacional, com as vagas de todos os polos, em agosto. “Gostaríamos de ficar dentro dessa perspectiva de cronograma deles.”
Acesse o site e saiba mais sobre o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física.
Redes Sociais