Planejamento terá líderes e equipe de gestão para acompanhar sua implantação
Conselho de Governança, Planejamento e Administração será responsável por monitorar desenvolvimento de projetos e seus resultados.
O Planejamento Estratégico (PE) do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes terá uma estrutura responsável por acompanhar a implantação e desenvolvimento dos projetos e seus resultados. É o Conselho de Governança, Planejamento e Administração, que engloba várias instâncias e figuras de gestão. A sua criação e formato foram definidos na fase de Validação de Metas, Indicadores e Modelo de Governança, com o Colégio de Dirigentes.
O Conselho englobará as seguintes partes: Câmara de Governança, Diretoria de Planejamento do Ifes, Líder de Portfólio, Líder de Programa, Patrocinador do Projeto, Líder do Projeto, Partes Interessadas, Unidade de Informação Gerencial e Responsável pelo Indicador.
A Câmara de Governança será composta pelo reitor, pró-reitores, diretores-gerais e conselhos de gestão do Ifes. Ela é a instância superior, que participa das reuniões de avaliação da estratégia, propondo realinhamentos quando necessário, e também faz as reuniões técnicas para definição de critérios de priorização do portfólio. É ainda responsável por aprovar o plano anual de aplicação do PE.
Abaixo dela, no mesmo nível, atuando conjuntamente, estão o Líder de Portfólio, a Diretoria de Planejamento do Ifes e a Unidade de Informação Gerencial. O Líder de Portfólio vai acompanhar o andamento dos projetos listados pelo Ifes para serem executados e se reportar à Diretoria de Planejamento.
Ele vai manter contato com o Líder de Programa. O “programa” é entendido como o conjunto de projetos com um mesmo objetivo ou dentro do mesmo tema. O líder analisa o desempenho do programa e propõe ajustes quando necessário.
Já a Unidade de Informação Gerencial, que também se reporta à Diretoria de Planejamento, reunirá os dados do que foi conquistado com a execução das ações. Ela estará em contato com a figura do Responsável pelo Indicador, que monitora os pontos-chave listados pelo Ifes como indicadores do desempenho dos projetos, apontando se há evolução ou algum prejuízo.
O Líder do Projeto é o gerente da iniciativa e será um servidor do Ifes com perfil para a função. Cada projeto terá um líder, sendo que todos receberão capacitação para atuar. Ele se articula com as Partes Interessadas (pessoas ou setores que são direta ou indiretamente afetados e envolvidos pela iniciativa) e o Patrocinador do Projeto para executar as atividades propostas. O patrocinador – que geralmente será um diretor ou pró-reitor – é quem viabiliza financeiramente as ações.
Redes Sociais