Laboratório de Solos do campus Itapina fica em 1º lugar no País em qualidade dos resultados
Laboratório teve a maior nota entre 124 inscritos em programa de análise da Embrapa.
O Laboratório de Solos do campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, recebeu a maior nota na avaliação do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF, da Embrapa Solos. Dentre os 124 laboratórios de todo o País que estavam inscritos, o de Itapina obteve a melhor avaliação, chegando a 99,68% de acertabilidade.
Dessa forma, foi atribuído Nível “A” de Qualidade ao laboratório, que participa da certificação desde 2006, mantendo o conceito “A” e permanecendo entre os cinco melhores do Brasil. Essa, entretanto, é a segunda vez que o local atinge a maior nota na análise das amostras de solos.
O técnico Petterson Teixeira explica que, para obter o conceito, o laboratório recebe 16 amostras por ano, enviadas pela Embrapa Solos, para que faça a análise detalhada. A empresa, então, analisa os resultados enviados por todos os laboratórios inscritos e, ao final do processo, divulga as notas e os conceitos.
Em Itapina, o local é utilizado para ensino, pesquisa e extensão, com análise de macronutrientes e para correção e adubação dos solos. É um espaço didático que também atende o produtor rural para o desenvolvimento agrícola, explica Petterson. Além dele, a equipe é composta pelos coordenadores Patrícia Soares Furno Fontes e Alexandre Gomes Fontes, e os técnicos Virgínia Morellato Mondoni, Sheila Potratz e Otto H. Shuhmacher Dietrich.
Redes Sociais