Página inicial > Notícias > Alunos do curso de Mecânica do campus Aracruz realizam visita técnica em São Paulo

Publicado: Sexta, 30 de Maio de 2014, 16h49 | Última atualização em Segunda, 02 de Junho de 2014, 15h11

Os alunos estiveram na Feira Internacional de Mecânica e numa fábrica de rolamentos.

Alunos do 3º módulo do Curso Técnico em Mecânica noturno e do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do campus Aracruz, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, realizaram visitas técnicas em São Paulo, entre 19 e 24 de maio. Eles estiveram na 30ª Feira Internacional da Mecânica, na capital, e na fábrica de rolamentos NSK, no município de Suzano, na região metropolitana.

A viagem aconteceu sob a coordenação do professor Jorge Luiz Barbarioli, que desenvolveu um roteiro para nortear as visitas e a construção dos relatórios dos alunos, visando orientá-los para que tirassem o máximo de conhecimento dessas oportunidades. O professor Samuel Berger Velten e os servidores administrativos Zâmora Cristina dos Santos, Jackson Ricardo Marcelino Braz e Allan Loureiro Rosalino auxiliaram na organização e condução da viagem.

A Feira Internacional da Mecânica, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de maio, é um dos maiores eventos do mundo voltados para a indústria mecânica, apresentando tecnologias inovadoras. Segundo o professor coordenador, a ida à feira proporcionou uma visão ampla da evolução tecnológica em diversos setores do segmento da Mecânica, em especial o sistema de controle e de medições para o acompanhamento da manutenção preditiva. Na visita, a coordenação dividiu os alunos em cinco grupos com seis pessoas cada, visando assim uma maior produtividade.

A visita à fábrica de rolamentos da companhia japonesa NSK aconteceu no dia 23 de maio, em Suzano, onde os alunos foram divididos em quatro grupos de sete pessoas. Eles puderam ver desde a operação de corte do tubo, passando por vários processos de fabricação em equipamentos de alta tecnologia e automação com sequência de processos.

O professor Jorge Luiz Barbarioli destaca o bom resultado do projeto pedagógico criado para as visitas, que incluiu roteiro de visitação contendo as exigências para a elaboração de um relatório descritivo/analítico das observações feitas em cada local. Também foram disponibilizados os formatos de montagem das imagens das visitas e de veiculação das imagens nos espaços internos do campus Aracruz.

Confira o programa das visitas.