Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Ifes apresentam trabalhos em congresso da Sociedade Brasileira de Química

Publicado: Sexta, 06 de Junho de 2014, 14h53 | Última atualização em Sexta, 06 de Junho de 2014, 14h54

A 37ª Reunião Anual da SBQ aconteceu entre 26 e 29 de maio em Natal (RN).

Professores, alunos e ex-alunos do campus Vila Velha, do Instituto Federal do Espiríto Santo – Ifes, participaram da apresentação de nove trabalhos científicos na 37ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – RASBQ. O congresso foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 26 e 29 de maio.

Participaram os professores Denise Coutinho Endringer, Denise Rocco de Sena, Fabiana da Silva Kauark, Gloria Maria de Farias Aquije, Juliano Souza Ribeiro, Michele Waltz Comaru e Wanderson Romão; os alunos Ana Carolina Prezilius, Bruno Magela de Melo Siqueira, Larissa Motta, Natwrie Almeida; Rayana Alvarenga Costa; e os ex-alunos Danyelle da Cunha, Jadson Z. dos Reis e Raíza Rosa Garcia.

A 37ª RASBQ abordou e discutiu o tema “O papel da Química no cenário econômico atual: competitividade com responsabilidade” por meio da apresentação de trabalhos, das trocas de experiência e da criação de novos contatos. O congresso é considerado o maior evento sobre o tema no Brasil.

Confira os nomes dos trabalhos e dos demais autores:

1 - Aplicações da Microespectroscopia Raman e Microscopia de Força Atômica em Documentoscopia. Autores: Jandira Maria de O. B. Brandão; Natwrie S. M. Almeida; Pedro Vitor M. Dixini; Clertes Helena A. Baier; Bianca B. Merlo; Gloria Maria de F. V. Aquije; Wanderson Romão.

2 - Otimização da produção de biodiesel de soja utilizando planejamento composto central e espectrofotometria UV-VIS. Autores: Jadson Z. dos Reis; Danyelle A. da Cunha; Reinaldo F. Teófilo; Denise R. de Sena; Juliano S. Ribeiro.

3 - Revisão bibliográfica de publicações acerca de ensino de quimiometria no Brasil nos últimos 10 anos. Autores: Raíza Rosa Garcia Guerra; Michele Waltz Comaru; Juliano Souza Ribeiro.

4 - Pesquisa exploratória sobre como a temática acerca de laboratórios de Química vem sendo abordada nas reuniões anuais da SBQ. Autores: Bruno Magela de Melo Siqueira; Fabiana Kauark; Michele Waltz Comaru.

5 - Análise descritiva de laboratórios de ensino de química/ciências em instituições de ensino superior no Brasil. Autores: Ana Carolina Miranda Prezilius; Fabiana Kauark; Michele Waltz Comaru.

6 - Monitorando a corrosão naftênica por Microscopia de Força Atômica e Espectroscopia Raman. Autores: Dias, H. P.; Dixini, P. V. M.; Castro, E.V. R.; Aquije, G. M. F. V.; Wanderson Romão.

7 - Avaliação visual em Balística Forense de um marcador orgânico sintético luminescente inédito de baixo custo e livre de lantanídeos. Autores: Silva, M. M.; Gilles, V.; Destefani, C.; Wanderson Romão; Sandro J. Greco.

8 - Síntese de Complexos de Európio Aplicados à Balística Forense e Caracterização por ESI-FT-ICR MS. Autores: Larissa Motta; Filho, J. F.; Macrino, C. J.; Vanini, G.; Destefani, C.; Silva, E. M.; Wanderson Romão; Sandro J. Greco.

9 - Identificação de compostos químicos em diferentes extratos de folhas de Carica papaya L por Espectrometria de Massas (ESI (-) FT-ICR MS). Autores: Rayana Alvarenga Costa; Vanini, G; Costa, H. B.; Wanderson Romão; Denise Coutinho Endringer; Juliano Souza Ribeiro.