Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Ifes têm artigos científicos publicados

Professores e alunos do Ifes têm artigos científicos publicados

Publicado: Quarta, 11 de Junho de 2014, 18h18 | Última atualização em Sexta, 27 de Junho de 2014, 15h24

O professor Osmair Vital de Oliveira do campus Vila Velha teve dois artigos publicados em periódicos internacionais.

Servidores e estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram seus artigos científicos publicados em periódicos. Osmair Vital de Oliveira, professor de Química do campus Vila Velha, acaba de publicar dois artigos. O primeiro é “Molecular Dynamics and Metadynamics Simulations of the Cellulase Cel48F”, que está disponível no periódico internacional “Enzyme Research”. O texto trata do estudo da enzima celulase Cel48F, eficiente na conversão de celulose em pequenos açúcares e posterior conversão em álcool.

O segundo artigo do professor foi publicado no “Journal of Porphyrins and Phthalocyanines”, de circulação global. Em “Quantum chemistry studies of meta-tetra (hydroxyphenyl) chlorin (mTHPC) and its isomers”, ele discute a eficiência de três clorinas no tratamento de câncer por terapia fotodinâmica. Esse trabalho contou com a colaboração do professor José Maria Pires da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Já os alunos do curso de Licenciatura em Informática do campus Guarapari, Washington Romão do Santos e Solange Sardi Gimenes, coordenados pelo professor Jonathan Toczek, tiveram seu trabalho “A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na Educação básica” publicado na “Revista Indexada Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia”.

O artigo foi desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, com o apoio da Capes, evidenciando a importância de recursos modernos da educação a distância como tendência e inovação educacional, não só no ensino a distância mas também no presencial.