Página inicial > Notícias > Servidores participam de capacitação para atuar no Profuncionário

Servidores participam de capacitação para atuar no Profuncionário

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h10 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h10

O Profuncionário é um programa federal para formação de funcionários das redes municipais e estadual de ensino.

Onze servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram de encontro presencial na Reitoria, na terça-feira (10). O encontro faz parte da capacitação para formação de professores e tutores para o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público – Profuncionário, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec.

A capacitação contou com a presença de João Antonio Monlevade, da Setec, que é um dos idealizadores do programa. O curso é realizado a distância e terá mais um encontro presencial ao final da capacitação, que deve terminar até agosto. Essa é a segunda turma, a primeira foi ofertada em 2013 e teve quatro participantes. A próxima capacitação terá início em setembro deste ano.

O Profuncionário oferece cursos técnicos subsequentes a servidores que não são docentes das redes municipais e estadual de ensino. A iniciativa tem como objetivo a formação desses funcionários em habilitação compatível com a atividade exercida na escola para, com isso, estimular o seu desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho. De acordo com a coordenadora do Profuncionário no Ifes, Mariana Biancucci, a formação propicia que o funcionário se enxergue também como educador, mesmo que não-formal, no ambiente escolar.

O programa está sendo implementado em todo o País e os cursos devem ser ofertados, preferencialmente, pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O levantamento de demanda e a implementação do programa é realizado em parceria com as secretarias municipais e estadual de Educação e com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – Sindiupes.

A oferta do projeto piloto no Ifes está prevista para o primeiro semestre de 2015. As aulas serão na modalidade a distância, com encontros presenciais. Serão oferecidos os cursos Infraestrutura Escolar; Alimentação Escolar; Secretaria Escolar e Multimeios Didáticos, que fazem parte do eixo tecnológico de Apoio Educacional.