Página inicial > Notícias > Alunos de Ibatiba classificados para a final da 6 ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Segunda, 16 de Junho de 2014, 16h55 | Última atualização em Quarta, 18 de Junho de 2014, 17h18

Primeiro lugar geral do Espírito Santo é da equipe Guerrilheiros do Caparaó.

Cinco equipes do campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estão classificadas para disputar a final da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 16 e 17 de agosto na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao todo, 305 equipes de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país participarão da última etapa do evento. Foram cinco fases on-line até a classificação dos finalistas.

O primeiro lugar geral do estado do Espírito Santo ficou com o time Guerrilheiros do Caparaó. Os alunos Vinícius Oliveira, Ulisses Alvim e Débora Vieira, componentes da equipe, terão suas passagens aéreas para a fase presencial custeadas pela organização da ONHB.

Os alunos foram orientados pelos professores de História Plínio Ferreira Guimarães e Felipe Alexandre Lima Fernandes dos Santos e pelo Técnico em Assuntos Educacionais, formado em História, Jackson de Souza Vale. Para o professor Felipe Lima, o sucesso nas últimas edições na Olimpíada tem aumentado o interesse dos alunos na disciplina. “Eles fazem reuniões nos finais de semana e depois do horário das aulas para pesquisarem e debaterem sobre a história do Brasil”, destaca.

A última tarefa não presencial da olimpíada foi a confecção de um panfleto temático. A equipe Guerrilheiros do Caparaó explicou a ilustração com a legenda "A liberdade censurada”, que representa todos os olhos vendados e todas as bocas caladas pela censura no regime militar. “O panfleto faz alusão a todo descaso e a toda desumanidade com o povo brasileiro nesse período, o que não deve ser aceito novamente”, explicou o time no texto exigido para a execução da tarefa.

Confira as equipes do campus Ibatiba classificadas para a final da 6ª ONHB:

Equipe “Guerrilheiros do Caparaó”

Vinícius Oliveira - 3º matutino
Ulisses Alvim - 3º vespertino
Débora Vieira - 3º matutino

Equipe “Vassalos”

Hannah Alcure – 4º matutino
Antônio A. de Oliveira – 4º matutino
Adamário Oliveira – 4º matutino

Equipe “James Bondistória”

Guilherme Dias – 3º matutino
Bruna Nantes – 2º vespertino