Página inicial > Notícias > Campus Piúma realiza atividades educativas para proteção das tartarugas

Campus Piúma realiza atividades educativas para proteção das tartarugas

Publicado: Quarta, 18 de Junho de 2014, 16h58 | Última atualização em Quarta, 25 de Junho de 2014, 17h40

O evento busca conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino e do campus sobre a importância da preservação desses animais e do seu habitat.

O campus Piúma promove, no dia 26 de junho, o 1º Encontro Regional de Proteção às Tartarugas. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos e Educação Ambiental – NEEA e faz parte da divulgação de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo núcleo. O encontro busca conscientizar os estudantes da rede municipal de ensino e do campus Piúma sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas e do seu habitat.

O evento irá comemorar o Dia Internacional da Tartaruga Marinha, celebrado em 16 de junho em homenagem ao aniversário do nascimento do biólogo e ecologista Archie Carr, pioneiro em pesquisas sobre esses animais. Por essa razão, são realizadas diversas atividades de educação ambiental em todo o mundo para conscientizar a população sobre a preservação das tartarugas.

A programação do encontro irá incluir uma exposição com ambientes temáticos que irão representar as diferentes fases do ciclo de vida das tartarugas marinhas e as atividades que colocam em risco sua sobrevivência. Como um dos públicos-alvo são os estudantes de ensino fundamental da rede municipal, serão realizadas ainda oficinas de pintura e de reciclados.

Haverá ainda palestras voltadas aos estudantes dos cursos técnicos e da graduação em Engenharia de Pesca do campus Piúma. Pesquisadores do campus vão abordar a biologia e ecologia das tartarugas, expondo a importância desses animais no meio aquático, as ameaças que eles encontram e os desafios da conservação. Também serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas pelo NEEA a respeito da situação desses animais no município.