Página inicial > Notícias > Campus Piúma realiza o 1º Encontro Regional de Proteção às Tartarugas

Campus Piúma realiza o 1º Encontro Regional de Proteção às Tartarugas

Publicado: Sexta, 27 de Junho de 2014, 17h51 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 14h24

Evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Educação Ambiental.

O Núcleo de Estudos e Educação Ambiental – NEEA do Campus Piúma promoveu na última quinta-feira (26) o 1º Encontro Regional de Proteção às Tartarugas. A ação de sensibilização ambiental aconteceu em comemoração ao Dia Internacional das Tartarugas Marinhas, celebrado no mês de junho. O evento contou com exposição aberta à comunidade no ginásio do campus, além de palestras científicas sobre a preservação do reptil marinho.

Ao longo de todo dia, alunos de quatro escolas municipais de Piúma visitaram a exposição e participaram de atividades lúdicas. Cerca de 200 estudantes conheceram as belezas das tartarugas e os riscos de ameaças a esses animais em painéis sobre o ciclo e riscos de vida e em um aquário com exibição de filmes. Os estudantes de 6 a 9 anos participaram também de oficinas de pintura e reciclagem para elaboração de tartarugas.

Os estudantes do Ifes também tiveram a oportunidade de participar de palestras da Professora Sara Vargas, sobre genética e conservação das tartarugas marinhas e do pesquisador Robson Guimarães dos Santos, sobre tartarugas marinhas no Espírito Santo e a degradação do ambiente marinho. A estudante do Ifes Isadora dos Reis Martins, que desenvolve projeto de pesquisa sobre ecologia de tartarugas nas ilhas costeiras de Piúma também foi uma das palestrantes do evento. Ao todo, 145 estudantes participaram do ciclo de palestras.

Dia Internacional das Tartarugas marinhas

O dia internacional da tartaruga marinha é celebrado em 16 de junho, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr. Na década de 50, o pesquisador começou a trabalhar na conservação das tartarugas marinhas em Tortuguero, na Costa Rica, e se tornou uma das mais importantes autoridades da área. Através de seus estudos e escritos, é responsável por grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais.

Considerado pai das tartarugas marinhas, Carr criou em 1959 o Caribbean Conservation Corporation, mais antigo grupo de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas do mundo.

Assunto(s): NEEA , Piúma , Tartaruga