Página inicial > Notícias > Reconhecimento de Saberes e Competências só começa após formação de Banco de Avaliadores

Publicado: Segunda, 30 de Junho de 2014, 18h22 | Última atualização em Segunda, 30 de Junho de 2014, 18h22

Todos os professores da carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, inclusive aposentados, podem se cadastrar.

Está aberto o cadastro para a formação do Banco Nacional de Avaliadores para o processo de Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC, para fins de retribuição por titulação. Todos os professores integrantes da carreira de Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT, inclusive os aposentados, podem se inscrever. A formação do banco é condição imprescindível para o início da avaliação dos processos de RSC em todos os institutos federais.

Para o Ifes, que já teve o seu regulamento aprovado junto ao Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC), este é o único passo que falta para poderem ser abertos os processos de RSC. “A demora em formar o banco de avaliadores atrasa todo o processo. É importante que as pessoas se mobilizem. Inclusive as pessoas que vão solicitar o RSC podem ser integrantes do banco”, aponta o reitor do Ifes, Denio Arantes.

O cadastro é feito pelo sistema do MEC, no endereço eletrônico http://simec.mec.gov.br/, com fluxo contínuo. É necessário clicar no campo do RSC, que é o 16º na coluna azul da página. O edital 01/2014 do CPRSC traz mais informações, além de um tutorial.

O Conselho é responsável pelo gerenciamento do banco. Primeiramente, os candidatos habilitados serão divididos por área de conhecimento, formação acadêmica e atuação nos eixos tecnológicos ou cognitivos. Os membros do banco serão solicitados a tomarem parte nas Comissões Especiais – cada solicitação de RSC será avaliada por uma comissão.

De acordo com a Resolução do CPRSC 01/2014, a Comissão Especial deverá ser formada por no mínimo metade de membros externos, que serão sorteados dentre os integrantes do banco de avaliadores. Denio ressalta ainda que, se não houver inscritos do Ifes, também não será possível apontar os membros internos das comissões.

Os escolhidos como avaliadores externos vão participar de processos dos diversos institutos federais do Brasil, sem que tenham que se deslocar. Eles deverão emitir pareceres, a distância, baseando-se nos regulamentos de cada instituição. A atividade será remunerada na forma de gratificação por encargo de curso e concurso.

Assunto(s): rsc , banco , avaliadores , cprsc , cadastro