Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes se preparam para o 15º MINIONU

Alunos do Ifes se preparam para o 15º MINIONU

Publicado: Terça, 08 de Julho de 2014, 12h01 | Última atualização em Quarta, 09 de Julho de 2014, 15h18

Campus Vitória realiza simulação nos dias 11 e 12 de julho.

Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2014, estudantes de escolas de ensino médio de todo o país vão se reunir no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte para debater temas importantes da agenda internacional. Divididos em comitês temáticos, os alunos aprendem a lidar com as diferenças de opiniões, exercitando habilidades como capacidade de diálogo e gerenciamento de imprevistos. O Modelo Intercolegial das Nações Unidas (MINIONU) é o maior do gênero na América Latina e este ano vai para sua 15ª edição.

Para participar do MINIOUNU, os alunos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) começam a se preparar com um ano de antecedência. São debates, ensaios e um grande evento que reúne vários campi. No Campus Vitória, os alunos participam, nos próximos dias 11 e 12 de julho, da Simulação da Organização Internacional das Migrações (OIM), que trata de assuntos referentes às crises migratórias, com atenção especial aos problemas de imigração ilegal e ao tráfico de seres humanos.

A estudante do 1º ano do curso Técnico em Estradas do Campus Vitória, Pietra Carolina, vai participar do MINIONU-OIM e está animada com a possibilidade de poder debater questões importantes da agenda internacional. Depois de passar por um processo seletivo, ela espera poder contribuir no evento nacional.

“É uma oportunidade que não podia deixar passar e acredito que a participação vai melhorar minha visão de mundo. Vai ser muito legal poder trocar experiências com tantos alunos diferentes”, prevê. Ela afirma que está se preparando para dar boa contribuição no evento organizado pela PUC Minas, em Belo Horizonte.

Aracruz realiza simulação geopolítica com diversos campi e escolas

Outro evento importante para a preparação dos alunos é a Simulação Geopolítica do Instituto Federal de Espírito Santo (Sigi), que acontece no Campus Aracruz nos dias 23 e 24 de agosto de 2014. Esse ano, o Sigi contará com cerca de 200 estudantes dos campi Piúma, Colatina, Vitória e Aracruz, além de alunos de escolas públicas e particulares de Vila Velha, Cariacica e Aracruz.

Organizada pelo professor de Geografia Helder Januário da Silva Gomes, a atividade está em sua 4ª edição e faz parte do calendário de preparação dos alunos do Ifes para o evento nacional. Helder ressalta que ao longo dos anos os estudantes têm colhido resultados com a participação no MINIONU.

“Temos ex-alunos que optaram por fazer graduação em Relações Internacionais depois de participarem da experiência intercolegial”, conta. Ele lembra ainda que, depois da experiência, os alunos e professores do Campus Aracruz resolveram participar de outros eventos. “Conseguimos o primeiro lugar nas duas edições das Olimpíadas Jurídicas da FDV, por exemplo ”, comemora.

Em 2014, o Sigi contará com um comitê em que as discussões acontecerão exclusivamente na língua inglesa. No evento nacional serão 18 comitês, incluídos os que acontecem em espanhol, francês e inglês.

MINIONU

O MINIONU é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas que faz parte do conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo.

Através do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para tanto, esses alunos passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores. Durante quatro dias os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão. Confira a programação do 15º MINIONU.