Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa inicia curso de Construção do Conhecimento em Agroecologia

Campus Santa Teresa inicia curso de Construção do Conhecimento em Agroecologia

Publicado: Quarta, 16 de Julho de 2014, 15h53 | Última atualização em Quinta, 17 de Julho de 2014, 10h40

O curso é uma parceria Núcleo de Estudos em Agroecologia do campus com a Articulação Capixaba de Agroecologia.

O Instituto Federal Espírito Santo (Ifes) realizará, por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do Campus Santa Teresa, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Construção do Conhecimento em Agroecologia. Os encontros presenciais serão realizados no Campus Santa Teresa e em duas unidades das escolas famílias agrícolas filiadas à Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (Raceffaes) em São Gabriel da Palha e Boa Esperança.

A abertura oficial do curso e o desenvolvimento do Módulo I ocorrerá nos dias 18 e 19 de julho na Escola Família Agrícola do Bley, no município de São Gabriel da Palha. O curso é fruto da parceria com as instituições que compõem a Articulação Capixaba de Agroecologia (MPA, MST, APTA, CPT, Raceffaes, MMC e PJR) e visa ampliar e qualificar conhecimentos em agroecologia com base na Pedagogia da Alternância para 30 agentes multiplicadores inseridos no contexto da agricultura familiar camponesa no Espírito Santo.

A iniciativa será financiada com os recursos obtidos por meio do edital CNPq nº46/2012, viabilizados a partir da parceria interministerial MEC/Mapa/MCTI. Ao final do curso espera-se que os participantes tenham ampliado seus conhecimentos a área e desenvolvido novas habilidades para protagonizarem, junto a sua comunidade, as ações necessárias para um Desenvolvimento Rural Sustentável.

A carga horária será de 240 horas cumpridas em oito módulos:

Módulo I – Agroecologia: história, princípios e metodologias participativas de pesquisa (Julho)
Módulo II – Manejo agroecológico do solo (Agosto)
Módulo III – Manejo agroecológico de recursos hídricos (Setembro)
Módulo IV – Manejo agroecológico de pragas e doenças (Setembro)
Módulo V
– Produção agrícola em sistemas agroecológicos (Outubro)
Módulo VI
– Produção animal em sistemas agroecológicos (Outubro)
Módulo VII
– Viagem de estudo (Novembro)
Módulo VIII