Página inicial > Notícias > Alunos e professores de mestrado do Ifes apresentam trabalhos em evento de educação

Publicado: Segunda, 21 de Julho de 2014, 12h18 | Última atualização em Segunda, 21 de Julho de 2014, 12h18

Os trabalhos foram produzidos por estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Seis trabalhos produzidos por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foram apresentados no IV Seminário Ibero-americano CTS, realizado em Bogotá, Colômbia, de 15 a 17 de julho. Alguns do trabalhos apresentados foram fruto das investigações desenvolvidas no mestrado do programa. Os trabalhos completos foram publicados na revista Uni-Pluri/Versidad, produzida pela Universidade de Antigua.

Os trabalhos foram realizados com a participação de outras instituições como Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti-ES). As atividades tiveram apoios de instituições de fomento como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do próprio Ifes.

O Seminário Ibero-americano CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – é organizado por instituições de investigação articuladas à Associação Ibero-americana CTS (AIA-CTS), com representantes de vários países. A entidade é interligada com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e tem por objetivo promover debates sobre os movimentos e tendências da educação CTS no mundo, entre outros.

Confira os trabalhos e seus respectivos autores:

“O cineclube para discutir história da ciência: Pedagogia da complexidade e movimento CTS na formação do professor de ciência.”
Autores: Antonio Donizetti Sgarbi; Sidnei Quezada Meireles Leite; Fabiana da Silva Kauark; Eloi Caçador Ferreira Sá; Patrícia Aparecida Schulz.

“As feiras de ciências como instrumento de formação de professores na perspectiva CTS: um estudo sobre a 1ª feira de ciência e engenharia do Espírito Santo.”
Autores: Carlos Alberto Nascimento; Antonio Donizetti Sgarbi.

“A abordagem CTS no curso de pós-graduação educimat-ifes: O reflexo das ações de seus alunos no processo de ensino e aprendizagem.”
Autores: Nahun Thiaghor Lippaus Pires; Fabiana da Silva Kauark; Flavio Lopes dos Santos; Michele Waltz Comaru.

“Uso de temas CTSA na produção recursos didáticos: uma perspectiva colaborativa na formação inicial de professores de química.”
Autores: Rivana Souza Batista; Luz Marina de Souza; Sandra Aparecida Duarte; Vilma Reis Terra; Sidnei Quezada Meireles Leite.

“Formação de profesores de química com enfoque CTSA no contexto da educação profissional brasileira: do currículo às atividades pedagógicas.”
Autores: Sidnei Quezada Meireles Leite; Wildson Luiz Pereira dos Santos.

“Trilhos e trilhas: possibilidade pedagógica da visita ao instituto terra como formação continuada de professores de ciências e matemática à luz do enfoque CTSA.”
Autores: Sidnei Quezada Meireles Leite; Marcio Alessandro F. Caniçali; Raphael Corrêa de Almeida; Antonio Donizetti Sgarbi; Maria das Graças Ferreira.

Assunto(s): educação , mestrado , fomento