Página inicial > Notícias > Pesquisa sobre impactos da poluição atmosférica aprova trabalhos em evento de Engenharia Mecânica

Publicado: Segunda, 21 de Julho de 2014, 17h15 | Última atualização em Segunda, 21 de Julho de 2014, 17h26

Grupo que atua no Campus Vitória aprovou 8 artigos no Quarto Congresso Argentino de Engenharia Mecânica.

O Grupo de Pesquisa Investigação dos Impactos da Poluição Atmosférica, que atua no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), teve 8 artigos aprovados para apresentação no Quarto Congresso Argentino de Engenharia Mecânica. O evento acontece na Cidade de Resistência, na Argentina, entre os dias 3 e 7 de setembro de 2014.

As pesquisas desenvolvidas envolvem problemas práticos e teóricos do escoamento e dispersão de poluentes em áreas urbanas e industriais com o uso de experimentos de túnel de vento e simulação numérica. Os trabalhos são coordenados pelo professor Reginaldo de Paula e desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos integrados e de engenharia em conjunto com os Professores Marcos Gomes, da PUC-Rio e Fernanda Cezana, do Ifes. As pesquisas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (SEMMAM), por meio da Coordenação do Monitoramento Atmosférico, Hídrico e do Solo.

Os artigos aprovados foram:

“Simulação Física do Transporte de Poluentes Atmosféricos em Áreas Urbanas com uma Fonte Pontual Localizada no Telhado”
Suelen M. Melo, Pamella G. Paganoto, Jamily F. Stocco, Reginaldo R.C. de Paula, Raquel Viana dos Santos

“Análise das Influências da Velocidade e Direção do Vento no Escoamento Atmosférico nas Proximidades de um Pátio de Estocagem de Material”
Stephanie C. Zucoloto, Suelem M. Marques, Reginaldo R.C. Paula, Daniel Z. Matta, Marcia S. G. de Oliveira

“Modelagem da Turbulência do Escoamento Atmosférico em Áreas Urbanas Não Homogêneas”
Carolina L. Guimarães, Raquel Alves Viana, Artur Burgo, Reginaldo R.R. de Paula e Fernanda C. Cezana

“Aplicações de Modelos Rans nas Predições do Escoamento Atmosférico em Áreas Urbanas com Diferentes Geometrias de Telhado”
Pamella G. Paganoto, Reginaldo R. C. de Paula, Fernanda C. Cezana, Marcos S. P. Gomes

“Análise da Esteira de Vórtices do Escoamento nas Proximidades de Dois Cilindros em uma Configuração Lado-a-lado”
Caroline T. Paulo, Bianca H. Souza, Suelen M. Melo, Reginaldo R.C. Paula, Jamily F. Stocco

“Influências e Efeitos da Forma do Telhado no Sistema de Ventilação de Centros Urbanos”