Página inicial > Notícias > Ifes sedia seminário sobre formação do trabalhador portuário

Ifes sedia seminário sobre formação do trabalhador portuário

Publicado: Segunda, 28 de Julho de 2014, 11h34 | Última atualização em Segunda, 28 de Julho de 2014, 11h34

O evento tem o objetivo de reunir diversas entidades para debater a qualificação dos trabalhadores portuários, em atendimento ao novo marco regulatório do setor, a Lei nº 12.815/2013.

O Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediou o Seminário Política Nacional de Formação do Trabalhador Portuário, nos dias 23 e 24 de julho. O evento foi realizado pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (SEP/PR) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento tem o objetivo de reunir governo federal, instituições de ensino, empregadores e trabalhadores na iniciativa de capacitar os trabalhadores portuários, em atendimento ao novo marco regulatório do setor, a Lei nº 12.815/2013.

A abertura do evento contou com a participação do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; e do diretor-geral do Campus Cariacica, Lodovico Ortlieb, além de representantes de diversas entidades envolvidas. O representante da Secretaria de Portos, José Newton Gama, elogiou a iniciativa capixaba, que conseguiu reunir tantas organizações nesse processo. Ele destacou que a qualificação dos trabalhadores não acompanhou a evolução do setor portuário, por essa razão é preciso “discutir como implementar efetivamente o processo de multiplicação dos treinadores que participaram de capacitação na Antuérpia (Bélgica)”. Gama ressaltou ainda que o Espírito Santo está a frente no processo de discussão da qualificação dos trabalhadores portuários.

O diretor-geral do Campus Cariacica lembrou que o seminário é resultado de um trabalho iniciado há mais de um ano, quando começou a discussão quanto a formação portuária voltada para conseguir colocação dos alunos do curso Técnico em Portos no mercado de trabalho. “Essa discussão avançou e hoje nós esperamos coroar essa fase com a indicação do nosso fórum local para formação do trabalhador portuário”, afirmou.

De acordo com o reitor do Ifes, os Institutos Federais têm a tarefa de formar trabalhadores e destacou que essas instituições sofrem forte influência do mercado de trabalho: “as nossas mofificações são decorrentes das transformações no mundo do trabalho, nos setores produtivos”. Ele anunciou que o Instituto pretende iniciar alguns cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ainda neste ano. Denio apontou ainda que os cursos técnicos do Campus Cariacica são na área de Logística, incluindo o curso Técnico em Portos, sendo “o campus que pode auxiliar nesse processo de formação do trabalhador portuário”.

O seminário contou com palestra e relatos de experiência sobre a capacitação realizada a partir do acordo técnico entre a SEP e o Centro de Treinamento do Porto de Antuérpia (APEC), que envolveu trabalhadores portuários e formadores em um treinamento na Bélgica, em abril. A programação incluiu ainda palestras sobre a demanda de trabalhadores em grandes projetos portuários e no complexo portuário capixaba e sobre iniciativas para capacitação dos trabalhadores do setor.

Tiveram representantes no evento o Ifes; o Ministério do Trabalho e Emprego; a Secretaria Especial de Portos; a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa); o Órgão Gestor de Mão de Obra dos Trabalhadores Portuários (Ogmo – ES); a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil (DPC/MB); o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Também participaram representantes da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo; Sindicato dos Operadores Portuários do Espírito Santo (Sindiopes); Federações Nacionais dos Operadores Portuários (Fenop); dos Estivadores (FNE); dos Portuários (FNP); e dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de navios nas atividades portuárias (FENCCOVIB).

Assunto(s): porto , qualificação , Pronatec