Página inicial > Notícias > Delegações participam da abertura da etapa sudeste do JIF 2014

Delegações participam da abertura da etapa sudeste do JIF 2014

Publicado: Terça, 29 de Julho de 2014, 13h19 | Última atualização em Quinta, 31 de Julho de 2014, 17h15

Acompanhe a cobertura do evento em www.jifsudeste2014.ifes.edu.br

“Declaro aberta a etapa sudeste dos Jogos das Instituições Federais de Educação”. Foi assim que o diretor geral do Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e anfitrião do evento, Ricardo Paiva, saudou os estudantes que estiveram no ginásio do Centro de Turismo Social e Lazer de Guarapari (Sesc Guarapari) na noite desta segunda-feira (28), abertura oficial do Jif 2014 – Etapa Sudeste. Com muita empolgação e ao som de muitos gritos de guerra, os presentes deram uma mostra da animação que promete contagiar Guarapari nos próximos dias.

Representantes das delegações desfilaram carregando bandeiras e faixas com o nome dos institutos e escolas que disputarão os troféus e medalhas do evento esportivo. Um dos pontos altos foi o acendimento da pira olímpica, feito por um dos atletas do Campus Vitória. Os jogos vão até o próximo sábado (2) e contam com 13 delegações dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao todo, cerca de 1.500 alunos de instituições federais da Região Sudeste disputarão nove modalidades, entre esportes coletivos e individuais.

O palco montado para o momento de abertura contou com a presença de professores que participam da organização do evento, representantes da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) e de diretores gerais de campus de vários Institutos Federais da Região Sudeste. A mesa contou ainda com a gerente de esportes da Prefeitura de Guarapari, Joelma Merigueti, e com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, Márcio Almeida Có. Representando o reitor da instituição, Denio Rebelo Arantes, Márcio saudou os presentes e falou da importância do desporto para a rede federal de institutos de educação. “Espero que sejam dias de disputa saudável e de muita confraternização”, previu.

A Companhia de Dança Andora Ufes encerrou a cerimônia com uma apresentação com elementos das manifestações tradicionais do Espírito Santo, como o carnaval de congos e máscaras, a festa do Ticumbi e o jongo. Os dançarinos mostraram o espetáculo “Tem Moqueca e Tacacá: o Capixaba tira o Manauara pra Dançar”, escolhido pelo Ministério da Cultura para a inauguração da Arena Manaus durante a Copa do Mundo 2014.