Ações do PGDA envolvem capacitação de servidores e análise de dados
O projeto está analisando os dados coletados dos campi no Sistema de Coleta de Informação Documental (SCID).
O Projeto de Gestão Documental Aplicada (PGDA), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), busca organizar as informações que tramitam pela instituição de forma mais prática e lógica, de modo a favorecer o acesso e a eficiência administrativa. Uma das ações do projeto é a análise dos dados coletados dos campi no Sistema de Coleta de Informação Documental (SCID), em curso desde o final de julho.
O PGDA promove a capacitação dos servidores do Instituto. Para isso, o Programa realiza dois treinamentos neste mês de agosto. Nos dias 4 e 5 de agosto, 16 servidores da equipe do PGDA participaram de capacitação sobre Plano de Classificação de arquivos, um dos instrumentos utilizados para execução da gestão documental.
O Ifes deve implantar e utilizar o Plano de Classificação para atendimento as legislações vigentes como a Lei de acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), a Lei de Arquivos (8.159/1991), as portarias nº 1.261/2013 e nº 1.224/2013, além das normativas emanadas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) / Arquivo Nacional. O treinamento foi ministrado pelo professor Renato Tarciso de Sousa, da Universidade de Brasília (Unb), especialista nesta área.
E na quinta (14) e sexta-feira (15), os servidores dos setores de Protocolo participam de treinamento sobre o Manual de Protocolo e Arquivos do Ifes, das 8 às 16 horas, na Reitoria. O documento visa a padronização dos documentos e procedimentos de protocolo e arquivo do Ifes e a capacitação objetiva dar início ao usos do manual nos setores de Protocolo. O treinamento será ministrada pela arquivista Janda Tamara de Sousa e pelos servidores da área Renato de Angeli, Célio Nogueira e Gizeli Louzada.
E em setembro, a equipe do PGDA fará a abertura do SCID na Reitoria, voltado a diretores e coordenadores, promoverá um treinamento sobre o Manual de Protocolo e Arquivos do Ifes. O projeto também irá percorrer os campi para divulgar o manual.
Mais informações podem ser encontradas na página do Projeto de Gestão Documental.
Redes Sociais