Secretário de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência visita Campus de Alegre
O objetivo da visita foi conhecer a proposta pedagógica do curso técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia.
O Campus de Alegre recebeu, na sexta-feira (8), a visita do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira; e do coordenador de Planejamento e Gestão da Rede Federal, Nilton Cometti, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). Eles visitaram as obras do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, que será sediado no Campus de Alegre, e se reuniram com os gestores do campus e com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.
Participaram da reunião a diretora-geral do Campus de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure; o chefe do Setor de Construções, Carlos Humberto Sanon Moulin; a diretora de Ensino, Aparecida Madella; e o diretor de Administração, Romulo Matos de Moraes. Também esteve presente a servidora Maria Aparecida Zaché, representante do Ifes na capacitação promovida pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), o único que já oferta curso para treinadores de cães-guia.
A servidora faz parte da primeira turma do Curso de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia. Ela e os demais alunos são servidores dos Institutos Federais que vão sediar Centros de Formação. Eles serão responsáveis pela formação de novos treinadores e instrutores em seus Institutos, após a conclusão da especialização.
Com a conclusão das obras do Centro de Formação, previstas para o final deste ano, o Campus de Alegre poderá ofertar o curso técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, que deve ter início a partir do próximo ano. Será o primeiro centro de treinamento a funcionar, além do centro do Campus Camboriú, do Instituto Federal Catarinense (IFC). O secretário Antonio José veio ao Estado conhecer a proposta de projeto pedagógico do curso. Para ele, é uma grande luta implantar o curso, por ser uma novidade na Rede Federal.
Cadastro para receber cães-guia
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) está com inscrições abertas para o cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia até 17 de agosto. Estão aptas a realizar a inscrição as pessoas com cegueira ou baixa visão, no termos do artigo 2º, inciso I, do Decreto nº 5.904/2006; a partir de 18 anos e que possuam condições físicas, psicológicas e financeiras para manter um cão-guia como tecnologia assistiva.
A inscrição será utilizada para a criação de uma lista de candidatos interessados em adquirir um cão-guia nos processos de seleção realizados, via edital, pelos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, integrantes da rede dos Institutos Federais. Atualmente, somente o Centro do Instituto Federal Catarinense (IFC), no Campus Camboriú, está em funcionamento, porém outros seis estão em fase de construção nos Institutos Federais, entre eles o localizado no Campus de Alegre.
A entrega dos primeiros cães-guias pelo Centro de Treinamento do IFC será a partir do segundo semestre de 2014.
Acesse o formulário do Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cão-Guia.
Redes Sociais