Comunidade acadêmica pode opinar sobre a revisão dos RODs da graduação e dos cursos técnicos
Documentos que antes eram separados entre cursos presenciais e a distância foram unificados.
Já estão disponíveis para conhecimento de toda a comunidade acadêmica as minutas, após revisão, dos Regulamentos da Organização Didática (RODs) dos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os documentos foram revisados pela Comissão de Mobilização e Sistematização – do Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação e Extensão (Cepe) –, nomeada para este fim.
A comissão unificou os RODs de cursos presenciais e a distância. Antes, o Ifes tinha quatro regulamentos: um para cursos técnicos presenciais, outro para os técnicos a distância, um terceiro para graduações presenciais e o quarto para as graduações a distância. A proposta é que agora sejam apenas dois. O ROD é o documento que orienta o funcionamento geral dos cursos ofertados pela instituição.
A comissão que fez a revisão é composta de quatro membros do Cepe, um do Fórum de Registros Acadêmicos, um do Fórum de Gestão Pedagógica, um do Fórum dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas e um membro da Diretoria de Educação a Distância.
Agora, comissões locais, nomeadas pela direção dos campi, vão avaliar os documentos, propor discussões entre a comunidade acadêmica e sugerir alterações. A ideia é que essa mobilização nos campi aconteça até o dia 30 de setembro, e que as sugestões sejam encaminhadas até 3 de outubro para a comissão central, nos moldes detalhados nas próprias minutas.
Na página da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), estão publicadas as minutas, a portaria de nomeação da Comissão de Mobilização e Sistematização do Cepe e os nomes dos membros das comissões dos campi.
Redes Sociais