Página inicial > Notícias > Festas agostinas agitam campi do Ifes

Festas agostinas agitam campi do Ifes

Publicado: Quarta, 13 de Agosto de 2014, 12h15 | Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 15h27

O Campus Montanha realizou sua primeira festa, que reuniu aproximadamente 500 pessoas.

Para promover a integração entre servidores, alunos e comunidade, os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Montanha e São Mateus realizaram festas agostinas. No Campus Montanha, o evento, realizado no dia 9 de agosto, buscou trabalhar a prática pedagógica, visando à compreensão do valor social, histórico e cultural da festa.

Essa foi a primeira festa do campus e reuniu cerca de 500 pessoas no pátio da instituição, com uma animada quadrilha. Além da apresentação da dança, a festividade também contou com concurso de forró, casamento da roça, barracas com comidas típicas, fogueira, pescaria, correio do amor e show com a banda Os Gandaieiros.

De acordo com a coordenadora de Ensino e integrante da comissão organizadora da festa, Cláudia da Cunha Monte Oliveira, o evento superou as expectativas dos organizadores. “Começamos com o pé direito em nossa primeira festa. Promovemos um evento organizado, que permitiu a confraternização e aproximação da comunidade externa e a acadêmica, e que ainda contribuiu para melhorar o aprendizado dos nossos alunos, uma vez que eles tiveram a oportunidade de organizar e administrar as barraquinhas, colocando em prática os conhecimentos que têm adquirido no curso Técnico em Administração”, concluiu.

Para a estudante Lázara Costa, a festa agostina foi um sucesso e surpreendeu os participantes. “Nós não esperávamos que seria uma festa tão animada, onde todos pudessem participar e se divertir ao mesmo tempo. Trabalhamos durante dias para organizar o arraiá, montamos as barraquinhas, ensaiamos para quadrilha, enfim cada um exerceu o seu papel e o resultado foi uma grande festa”, comemorou a aluna. Segundo a comissão organizadora da festa, toda verba arrecadada será destinada a formatura das turmas envolvidas no evento.

Os alunos do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também participaram do evento e levaram para o pátio do campus suas produções. E o curso de artesão de Biojoias, do Programa Mulheres Mil, lançou moda na região do artesanato feito a partir do aproveitamento do couro da tilápia, peixe consumido na região. Unindo a sustentabilidade às suas criações, as artesãs puderam expor suas produções em uma barraca e mais uma vez impressionar a todos com as joias ecológicas.

Outro destaque vai para a turma do curso Assistente de Produção Cultural. Os alunos ensaiaram e encenaram o “casamento na roça”, uma das principais atrações da Festa Agostina. E os estudantes do curso de Churrasqueiro também tiveram um espaço na festividade e agora estão preparando um novo evento para agitar o campus, que traz como tema a carne de sol, uma comida típica da culinária nordestina, presente na região.

Confira mais fotos da festa.

Comemoração de aniversário

Os alunos e servidores do Campus São Mateus promoveram uma festa agostina em comemoração aos oito anos do campus no dia 2 de agosto. A festividade, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Emílio Roberto Zanotti, foi intitulada “Festa Agostina Campus São Mateus: é nós comemorando 8 anos!”. O evento já é uma tradição do Campus São Mateus e propôs a integração e socialização entre os alunos e servidores, bem como aproximação da comunidade local, que teve acesso livre à festividade.

Durante a abertura da festa houve forró livre para todos os convidados na pista de dança, seguido do grupo I Forró, que apresentou danças típicas em comemoração ao seu primeiro ano de formação. Em seguida, o Trio Federal, grupo musical composto por alunos do Ifes, fez sua apresentação com forró. Após as apresentações de danças, a festa prosseguiu com sorteio de brindes e um bingo, que premiou o ganhador com diária no Hotel Del Sol.

Os entretenimentos das tradicionais festas juninas foram atrativos organizados pelas turmas, como correio do amor - equipe do I Forró; barraca de caldos e cadeia – equipe Baja; churrasquinho e cachorro quente – turma do 3º ano de Mecânica Integrado Vespertino; bingo – 4º ano de Mecânica Integrado Matutino; barraca de doces – 3º ano de Eletrotécnica Integrado Vespertino; e barraca de torta salgada pela turma do 4º ano de Eletrotécnica Integrado Matutino.

Após apuração, a turma do 3º ano de Eletrotécnica Integrado Vespertino ganhou o concurso de barraca mais bonita. A barraca da turma do 3º ano de Mecânica Integrado Vespertino ganhou na categoria ingressos mais vendidos. Haverá premiação para as duas barracas após o recesso escolar.

Assunto(s): festa , música , aniversário